Osasco

Tecnologia Assistiva é novo recurso de alfabetização nas escolas de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, sempre buscou estar à frente na educação inclusiva. As escolas da rede municipal de ensino contam com ônibus adaptados para alunos com deficiências, Salas de Apoio Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais, que melhoram o aprendizado de crianças com deficiência (intelectual, física, visual, auditiva, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação).

O governo da cidade de Osasco prioriza investimentos na educação inclusiva do município. O prefeito Rogério Lins anunciou na segunda-feira, 6/12, a implementação do novo projeto educacional:            Teclado TiX, que foi adquirido para integrar os recursos tecnológicos das unidades educacionais, cujo objetivo será potencializar o trabalho pedagógico desenvolvido junto aos alunos com deficiência.

O TiX funciona como teclado-mouse para pessoas que tenham dificuldades na coordenação motora fina e também na fala. O aparelho permite a digitação de letras, números e símbolos, além de controlar o mouse a partir de onze botões grandes, bem visíveis e altamente sensíveis ao toque.

Dessa maneira, os usuários podem utilizar os computadores sem precisar de objetos enormes e difíceis de serem manuseados. Com o TiX é possível acionar os botões facilmente com os seus membros ou até mesmo com o piscar dos olhos, a partir do uso de acessórios específicos.

Além disso, com o software Simplix, os alunos que tenham alguma deficiência intelectual ou que ainda não estejam aptos a usar o novo recurso tecnológico para a escrita, aproveitam das luzes, cores e símbolos para fazer a comunicação alternativa e realizar atividades pedagógicas apropriadas para o seu nível cognitivo.

O novo investimento beneficiará aproximadamente 1.200 alunos com algum tipo de deficiência desde a educação infantil (Jardim e Pré) até os alunos do ensino fundamental (1° ao 5° ano).

Em seu discurso, o prefeito Rogério Lins anunciou que pretende abrir mais unidades do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e afirmou que irá trabalhar para que o município seja referência em inclusão. “Já avançamos um pouco em relação a inclusão, mas a gente entende que ainda tem muito a ser feito. Nós queremos que Osasco seja uma cidade modelo na inclusão e nas políticas públicas para a pessoa com algum tipo de deficiência”, disse.

Segundo o secretário de Educação, Cláudio Piteri, todos os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) receberão um curso de formação relativo ao conjunto TiX. “Nele, os docentes aprenderão sobre a utilização dessa tecnologia assistiva para poder direcionar seus alunos, iniciando o processo de implementação. A partir daí, professores e estudantes se encantarão com a tecnologia inovadora”, concluiu.

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025

Vaga para Auxiliar de Serviços Gerais – Barueri (30 Vagas)

Se você está em busca de uma oportunidade no setor logístico, mesmo sem experiência anterior,…

14 de abril de 2025

Vaga: Agente de Telemarketing SAC (Sem Experiência) – Osasco

Vaga: Agente de Telemarketing SAC (Sem Experiência) – Osasco A empresa Confidencial está em busca…

14 de abril de 2025

Prefeito de Osasco apresenta balanço de 100 dias de governo

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, apresentou dia 10/4, em cerimônia realizada na Sala Luiz…

14 de abril de 2025

Vaga para Auxiliar Logístico em Osasco com 30 oportunidades disponíveis

Está procurando uma oportunidade no setor logístico? Uma grande empresa localizada em Osasco está com…

14 de abril de 2025

Gerson Pessoa confirma abertura de clínica especializada em Osasco até setembro

Osasco vai inaugurar, até setembro, sua primeira clínica com médicos especialistas. Conhecida, por enquanto, como…

11 de abril de 2025