Rotavírus: O que é principais sintomas – Conhecida também como rota virose, a infecção por rotavírus causa uma forte diarreia e também uma sequência de vômitos, principalmente bebês e crianças Entre seis meses e dois anos de idade.
Como essa doença causa muita diarreia e vômitos, é fundamental que sejam adotados medidas para que não ocorra a desidratação, ou seja, deve ocorrer uma alimentação com frutas e legumes e também aumentar o consumo de água.
Durante o período de 15 dias a criança não pode consumir nenhum medicamento que prendem o intestino, pois o vírus deve ser eliminado através das fezes, caso isso não ocorra, pode ocorrer o agravamento da infecção.
Principais sintomas do rotavírus
Quando falamos em sintomas do rotavírus devemos dizer que os mesmos aparecem de forma repentina, e tendem a ser mais intensos e mais graves quanto mais nova a criança for, já que existe a imaturidade do sistema imunológico da criança.
Os principais sintomas da Rota vírus são:
- Vômitos;
- Diarreia Intensa com cheiro de ovo estragado;
- Febre alta que pode variar entre 39 e 40 graus.
Vale ressaltar aqui pode ser que em alguns casos ocorra somente o vômito ou somente a diarreia, porém independente do sintoma é fundamental que o tratamento seja iniciado com certa rapidez, evitando assim a desidratação na criança e maiores complicações.
Como é feito o diagnóstico de rotavírus?
O diagnóstico do rotavírus pode ser feita através de um médico pediatra que vai avaliar os sintomas que a criança apresenta, assim como verificar com os pais ou responsáveis informações sobre este sintomas e também pode ser solicitado um exame de fezes para a confirmação da presença do vírus no organismo da criança.
Como se faz o rotavírus
A transmissão do rotavírus pode acontecer com muita facilidade, podendo ser transmitida de criança para criança, mesmo antes dos sintomas aparecerem e chega a transmitir até 2 meses após a infecção ter sido controlada.
Esse vírus é bastante resistente a sabonete líquido em serpentes e pode permanecer fora do corpo humano por diversos dias.
A transmissão também pode ser realizado através de superfícies contaminadas, ingestão de água ou alimentos contaminados.
Tratamento rotavírus
O tratamento desta infecção é feito basicamente garantindo que a criança não fique desidratada, Além disso o médico pode receitar medicamentos como paracetamol ou Ibuprofeno em doses intercaladas para diminuir a febre.
Durante o período de tratamento também é importante do tarde medidas para diminuir o risco de infecção, como lavar sempre as mãos após usar o banheiro e também antes de preparar alimento, é importante também ter cuidados com a higiene das pessoas e higiene doméstica durante este período de tratamento.