A Polícia Militar (PM) cumpriu na quarta-feira (21) e na manhã desta quinta- feira, uma reintegração de posse de um terreno particular na rua João Furlan, no Jardim Dávila, zona Norte de Osasco.
As primeiras equipes da PM chegaram durante madrugada e às 6h começaram a cumprir a ordem judicial expedida pela Justiça local. Durante todo dia alguns moradores saia com seus pertences em caminhões cedidos pela Prefeitura de Osasco.
O terreno ocupado há mais de dois anos possui uma área total de 44 mil metros quadrados.
Sandra dos Santos Cardoso, de 30 anos, mãe de três filhos, ainda tentava recuperar pertences em seu barraco. Grávida de oito meses, ela passou mal durante a noite. Sandra e o marido estão desempregados. “A agente fica sem entender o que está acontecendo, a gente não teve assistência nenhuma”, disse.
Em nota, a prefeitura de Osasco esclareceu que a ação de hoje se aplicou apenas aos moradores que ocuparam o terreno indevidamente, após maio de 2013. A área está localizada próxima à divisa dos municípios de Osasco e São Paulo, por onde passa o córrego Ribeirão Vermelho, que está em obras de canalização, executadas pelo governo estadual, com recursos federais do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
A prefeitura esclareceu ainda que os moradores foram informados, desde que começaram a ocupar o local, da impossibilidade de permanecerem ali. “Cabe ressaltar fato específico em relação a esta ocupação: desde seu início, seus representantes foram informados da inviabilidade de permanência e de edificação no local”, diz trecho da nota.
Rodolfo Andrade, Especial para Osasco Notícias