Se você pretende trabalhar com redes sociais ou é apenas um entusiasta, existem algumas coisinhas básicas que você deve saber. A primeira delas é que: não basta apenas ter o conteúdo e soltar nas redes. Toda mensagem deve ser planejada para que atinja seu público ou seu propósito.
Muitos pseudo-profissionais das redes acreditam que fazer uso de palavreado do momento ou a exploração de um hype (termo que está em alta) acabam sendo garantia de sucesso. Quem pensa assim erra feito, erra rude. Não é porque os Pokémons invadiram a internet que o seu produto/cliente poderá se beneficiar dele. Afinal, o perfil dele poderá não se relacionar bem com os simpáticos monstrinhos. O tiro pode sair pela culatra e o que teria tudo pra dar certo pode acabar tendo efeito contrário, virando um oportunismo barato. Mas se você é daqueles ligados nas tendências da internet, memes e hypes, e quer fazer uso disso, saiba que é indispensável conhecer seu cliente. Desta forma, é possível (mesmo que não faça tanto sentido) criar uma relação entre os temas.
A elaboração do conteúdo é peça importante para o sucesso na rede. Outro fator importante é a análise dos dados. Através dela é possível que você saiba qual o público, qual tipo de publicação gera maior engajamento e até mesmo o melhor horário para fazer uma publicação. Esta análise acaba sendo de suma importante para o negócio. Na prática, você irá aprender que: não é porque conteúdo em vídeo dá certo em uma página que dará em todas. Cada caso é um caso. Você DEVE analisar dados e deixar o achismo de lado.
Transformar a página em um SAC também não é aconselhável, pois pode tornar a comunicação maçante e cansativa, desperdiçando um espaço valioso. Claro que, por vezes, será necessário dar atendimento. Alguns casos exigem trabalho constante de SAC, mas antes de oferecer, é necessário saber se você conseguirá dar este atendimento. De nada vale querer dar atenção ao usuário se você não terá capacidade de resolver o problema.
Por fim, tentando ser breve, digo: uma pessoa que se diz profissional de redes sociais não pode fazer seu trabalho sem avaliar, discutir os relatórios gerados pela página e sem ter um profundo conhecimento sobre a empresa ou cliente. Do contrário, será apenas um sobrinho “postador” de Facebook, que insistirá em usar termos como “bjxs”, “amigxs” e “<3”, sem saber se essa é a linguagem do cliente. ?