Osasco

Público comparece em grande número à distribuição de 62 metros de dogão na Antônio Agú

O Calçadão da Rua Antônio Agú foi o ponto de convergência no sábado, 24/2, para dezenas de pessoas que acompanharam a distribuição de 62 metros de cachorro-quente em celebração aos 62 anos de emancipação político-administrativa da cidade, comemorados no dia 19/2. Famílias e grupos de amigos foram juntos e prestigiaram a distribuição de mais de 7,4 mil dogões a partir do meio-dia.

 

O prefeito Rogério Lins acompanhou o ato juntamente com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, secretários municipais e vereadores. Pelo segundo ano seguido, a cidade recebeu da RankBrasil (que fez a medição do dogão), o título de maior cachorro-quente do Brasil. O evento chamou a atenção da mídia e algumas emissoras de tevê acompanharam ao vivo a distribuição dos lanches. Osasco também bateu o recorde de maior distribuição de cachorro-quente.

 

Com isso, Osasco se consolida como a Capital Nacional do Cachorro-Quente, valorizando o empreendedor local e acelerando o desenvolvimento das empresas do município. Horas antes da distribuição, centenas de pessoas já se concentravam no Calçadão para bater papo, fazer fotos dos preparativos e colecionar novas amizades. Foi o que aconteceu com as donas de casa Marinete Bernardo de Lima, 83 anos, moradora da Vila Yolanda, e Marizete Lima Ferreira, 70, do Munhoz Júnior.

 

Sentadas lado a lado enquando aguardavam a entrega dos dogões, disseram que pela primeira vez participaram de um ato em comemoração ao aniversário da cidade. “Colocaram faixas no meu bairro. Aí decidi vir e provar o dogão. Dizem que é muito bom”, comentou Marizete. “Eu soube pelas redes sociais. Vi o prefeito comentando. Vim prestigiar. Vou garantir logo o meu pedaço e levar uns pros meus netos”, completou Marinete, soltando a risada.

 

O quarteto fantástico Maria Cecília, Benê, Regina e Sueli, do Jardim D’Ávila, “rachou” um carro por aplicativo e foi degustar o dogão. Revelar as idades? Nem pensar. Mas a simpatia era do tamanho do dogão quilométrico.

 

Espécie de “embaixadora” do grupo, Maria Cecília deu o tom da animação. “Moramos na mesma rua. Comentei dias atrás que queria vir. No início elas não demonstraram entusiasmo. Então, praticamente as intimei a sair de casa para aproveitar esse sabadão de sol. Esse tipo de evento é bom, porque ajuda a divulgar a cidade”, avalia.

 

Em breve saudação aos presentes, o prefeito agradeceu aos voluntários que trabalharam na preparação dos alimentos, aos organizadores e empresas que apoiaram a ação. O grupo Coca-Cola disponibilizou refrigerantes sem açúcar. “É um dia de muita alegria para todos nós. Somos muito gratos a todos os que fizeram essa festa acontecer”.

 

O evento foi organizado pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico com apoio das demais e também do Fundo Social de Solidariedade.  

 

Dogão

No dogão de 62 metros e os 6 mil lanches individuais foram utilizadas 8,5 mil salsichas, 500 kg de purê, 45 kg de batata palha, 32 litros de ketchup, 32 litros de mostarda e 150 kg de queijo ralado. Apenas para o cachorro-quente gigante foram 62 metros de pão, sendo 4 unidades de 10 metros cada e outros dois de 11 metros, 2,5 mil salsichas, 200 kg de purê de batatas, 15 kg de batata palha, 12 litros de ketchup, 12 litros de mostarda e 50 kg de queijo ralado.

 

Todo o processo de produção e distribuição contou com rigoroso controle de higiene e teve acompanhamento das equipes de vigilância sanitária, entrega de kits de EPI, como toucas, luvas, máscaras para todos os voluntários (400) e embalagens pláticas na distribuição.

 

 

Patrimônio cultural

O prefeito Rogério Lins sancionou a Lei nº 5.279 que declara o cachorro-quente como patrimônio cultural e imaterial osasquense. A Lei foi publicada na Imprensa Oficial em outubro de 2023 e é orginária do projeto nº 3/2023 de autoria dos vereadores Cristiane Celegato (Republicanos) e Michel Figueredo (Patriota).

 

Osasco conta com 490 dogueiros licenciados  (140 apenas na região central do Calçadão). Juntos, geram cerca de mil empregos diretos na atividade.

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Aposentados e pensionistas do IPMO contam com nova margem de crédito

Kardbank oferece aos servidores municipais aposentados do IPMO  o Cartão de Crédito Consignado, um cartão…

13 de novembro de 2024

Kickboxing de Osasco conquista 14 medalhas em competições sul-americanas

Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, a cidade de Santiago, no…

13 de novembro de 2024

34 Oportunidades de Emprego em Barueri: Confira as Vagas Disponíveis!

A Casa do Trabalhador de Barueri está oferecendo atualmente 34 oportunidades de emprego em diversas…

12 de novembro de 2024

Mega da Virada 2024: Prêmio chega a R$ 600 Milhões

A CAIXA abriu as apostas para a Mega da Virada 2024, oferecendo o maior prêmio…

11 de novembro de 2024

Vaga de Ajudante de Carga – Osasco/SP

Vaga de Ajudante de Carga - Osasco/SP Empresa: Randstad Nível: Auxiliar/Operacional Vagas: 25 oportunidades disponíveis…

11 de novembro de 2024

Vaga de Operador Logístico II – Osasco/SP

Vaga de Operador Logístico II - Osasco/SP Empresa: Confidencial Nível: Operacional Localização: Osasco, SP, com…

11 de novembro de 2024