Principais Causas da endometriose – Conhecida por causar grande incômodos, a endometriose é uma condição na qual a mucosa que reveste a parede interna do útero cresce em outras regiões do corpo, porém, em sua grande maioria na região pélvica, fora do útero, ovários, intestinos, reto e bexiga.
Para quem deseja mais informações, hoje vamos falar um pouco mais sobre os sintomas, características, cuidados e também sobre a endometriose.
Principais Causas da endometriose
Normalmente, todo mês os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero, porém, se essas células crescem e se desenvolvem fora do útero, ocorre a endometriose.
As causas exatas do aparecimento da endometriose ainda não são claras para a medicina, porém, estudos apontam que, ela pode ser causa por:
Menstruação retrógrada, ou seja, quando o sangue da menstruação sofre um refluxo para a cavidade pélvica por meio das trompas de falópio. Essas células perdidas se instalam nas paredes dos órgãos e começam a se desenvolver.
Crescimento de células embrionárias
As células que revestem o abdômen e as cavidades pélvicas são originárias das células embrionárias comuns.
No processo de diferenciação tecidual, algumas células acabam se convertendo em tecido endometrial, começando assim o desenvolvimento da doença.
Sistema imunológico deficiente
Algumas deficiências do sistema imunológico também podem fazer com que a doença apareça com mais facilidade no organismo.
Essas células tornam o corpo incapaz de reconhecer e destruir células endometriais que surgem e se desenvolvem em lugares errados.
Buscando auxílio médico para endometriose
Quando os primeiros sintomas da endometriose aparecerem, é fundamental procurar um médico. Evitando assim que a doença se desenvolva ainda mais e que cause maiores prejuízos para a saúde.