O prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou terça-feira, 20/06, durante reunião com moradores do bairro Km 18, na Emef João Larizatti, que novas ruas do bairro serão inseridas no programa Asfalto Novo. Nos últimos quatro anos já foram recapeados cerca de 300 km de vias públicas da cidade. Disse ainda que o bairro Cidade das Flores, que também está recebendo ações do mutirão, contará nos próximos meses com um Ecoponto. Será o oitavo no município.
Ainda de acordo com o prefeito, na agenda de reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), está prevista a da Vila Pestana (Anunciata de Lúcia). A prefeitura já reformou nos últimos anos as UBSs do Munhoz Jr., Vila Menck, Olaria do Nino, Metalúrgicos, Vila Yolanda, Padroeira, Ayrosa, Novo Osasco, Três Montanhas, Jardim Roberto, Conceição e Maria Gatti (Jardim das Flores), além de entregar as novas Rochdale, Jaguaribe, Presidente Altino, Vila Yara e Bonança. A do Jardim Baronesa está sendo reconstruída.
O chefe do Executivo listou ainda algumas benfeitorias já realizadas ou que estão com obras em andamento na cidade e que serão entregues nos próximos meses, como a construção do Hospital da Criança e da Mulher (Jardim Piratininga), ampliação do sistema de drenagem de córrego localizado na divisa com Carapicuíba, finalização das obras de canalização do córrego do Rochdale, nova alça de acesso da Castello Branco ao município, entrega de uniformes de inverno e notebooks para alunos da rede municipal de ensino, entre outros.
Nas reuniões do mutirão, prefeito e secretários conversam com moradores, que podem fazer sugestões e reivindicações para melhorias nas áreas atendidas.
Novamente Rogério Lins pediu a colaboração das pessoas para que ajudem a manter a cidade limpa ao não jogar entulho e lixo em calçadas e vias públicas. “Todos podem contribuir. Não adianta a equipe de limpeza remover a sujeira e as pessoas sujarem novamente. Todos perdem com isso”, disse.
A Prefeitura dispõe do serviço 156, telefone para o qual as pessoas podem ligar e agendar a retirada de entulho (sobras de material de construção e poda de árvore), colchões, e material que serve para reciclagem, como garrafas plásticas, vidro e papelão. É preciso manter esses objetos dentro do próprio quintal e só retirar no dia em que a equipe de zeladoria da prefeitura for recolhê-los. Tais utensílios também podem ser levados para um dos sete ecopontos ou miniecopontos da cidade (confira os endereços na aba ecopontos no site da prefeitura: www.osasco.sp.gov.br).
Ao final da reunião, moradores e comerciantes pediram reforço na segurança pública na no Km 18, Alto do Farol e Quitaúna, em razão dos frequentes roubos a trabalhadores em pontos de ônibus ou nas ruas quando saem ou retornam do trabalho e também a idosos quando saem às ruas para irem ao mercado.
“Próximo do prédio da Universidade Federal, o inferno começa no sábado, geralmente a partir do início da tarde do sábado e vai até a madrugada do domingo. Os motoqueiros se reúnem e ficam empinando moto, bebendo e vira o caos. No domingo a mesma coisa. E também tem os roubos a pedestres e idosos. A gente fica preso dentro de casa no fim de semana com medo de sair às ruas para fazer uma caminhada com os filhos”, disse um morador que preferiu o anonimato.
Rogério Lins ordenou que a Secretaria de Segurança Pública reforce as rondas nesses bairros. “Em Osasco não empurramos a responsabilidade para a Polícia Militar. Damos apoio e trabalhamos em conjunto com a PM e a Polícia Civil. Também contratamos mais 200 guardas municipais e adquirimos novas viaturas, que ajudarão a reforçar o patrulhamento na cidade. Aqui perto (ao lado do conjunto habitacional Miguel Costa, em Quitaúna), a PM está construindo uma nova base e isso também contribuirá para reforçar a segurança na cidade”, pontuou.