O brasileiro é muito ativo nas redes sociais, sobretudo no Facebook, e vendo essa concentração de pessoas com fácil acesso, as empresas tiveram que passar a olhar com mais atenção para elas. É nesta parte que entram os profissionais de Social Media. O analista/gestor de mídias sociais não é o responsável pelas vendas, que isto fique bem claro.
Mas, sem me alongar, deixe-me responder a pergunta que encabeça essa postagem. Por que você não consegue vender nas redes sociais? Ora, isso é simples. Acontece porque você está tentando vender, logo, ao tentar vender você se afasta do objetivo principal da rede social.
É preciso pensar como o usuário. Quando você acessa o Facebook, você quer ver anúncios? A partir desta resposta, já podemos definir a linha de trabalho que deve-se seguir. O usuário deseja ver histórias interessantes, material bem produzido e algo que lhe chame a atenção. Ninguém entra no Facebook pensando: “Preciso comprar uma escada”, mas, combinando conceitos de publicidade com o trabalho do social media, é possível ativar o desejo da compra. Afinal, por trás daquela escada há uma história, há um fator relevante na vida da pessoa.
As pessoas querem se identificar. O SAC 2.0 ajuda muito a melhorar o engajamento do público com uma marca, mas ele não é tudo e, cada vez mais, empresas estão priorizando o conteúdo, a lembrança da marca e, assim, aumentando seu share. A equação é simples. É preciso que se encare as redes sociais como as emissoras de TV. O telespectador não compra produtos (ainda) pela tela de plasma ou LCD e o mesmo deve se aplicar à rede.
Mais uma vez repito, deixe o sobrinho que tem tempo livre e “entende” de computador de lado e contrate um profissional da área.