Prefeitura de Osasco

Criada em julho de 2011 para atender ao cidadão, a Central 156 de Osasco atingiu em agosto a marca de 2 milhões de atendimentos. Por meio do 156 ou do 3651-7080, é possível solicitar serviços como poda de árvore, remoção de entulho, limpeza de bueiros e tapa-buraco, realizar agendamentos para atendimento em órgãos da prefeitura, e registrar queixas e sugestões direcionadas à melhoria dos serviços públicos.

O serviço funciona 24 horas, inclusive sábados e domingos, é 100% informatizado e integrado às secretarias municipais. A Central 156 recebe, em média, 6 mil ligações por semana.

O processo é simples: o cidadão entra em contato com a Central 156 e, quando se trata de informação, o atendimento é feito na hora. Se for uma solicitação de serviço, um protocolo de atendimento é registrado e enviado automaticamente para a secretaria ou órgão responsável pela execução do serviço.

Quando a solicitação do cidadão for respondida pelo órgão municipal responsável, a Central 156 entra em contato com o munícipe para informá-lo da resposta.

Há casos em que uma determinada solicitação não diz respeito aos serviços prestados pela prefeitura. Mesmo assim, a Central 156 faz o trabalho de orientação do cidadão, ou seja, informa onde ele deve realizar sua solicitação, que pode ser na Sabesp, AES Eletropaulo, Defensoria Pública, Procon e Poupatempo, entre outros.

As ligações para o 156 podem ser feitas de telefone fixo ou celular. Ao todo, 60 profissionais trabalham no atendimento ao público. O serviço é prestado à Prefeitura pela empresa Instituto Curitiba de Informática.

Principais serviços solicitados no 156

  • Manutenção da Iluminação Pública
  • Poda de árvore
  • Coleta de entulho
  • Serviço de tapa-buraco (pavimento asfáltico)
  • Desentupimento de bueiros (boca de lobo)
  • Manutenção de praças e parques
  • Remoção de carros abandonados
  • Denúncia de obras irregulares
  • Denúncia de despejo irregular de lixo e entulho

Principais informações solicitadas:

  • Endereço e telefone de repartições públicas (escolas, postos de saúde, bibliotecas, etc.)
  • Informações sobre eventos realizados pela prefeitura
  • Informações sobre programas sociais
  • Telefones úteis (Guarda Civil Municipal, Bombeiros, SAMU, etc.)

Agendamentos realizados na Central 156

  • Agendamento para atualização de informações de Programas Sociais (Bolsa Família etc.)
  • Agendamento para entrada no Seguro Desemprego
  • Agendamento para tirar Carteira de Trabalho

Serviço

Além do atendimento telefônico (156 ou 3651-7080), o cidadão pode entrar em contato com a Central 156 via chat no site da Prefeitura (www.osasco.sp.gov.br) ou pelo e-mail:  [email protected]