Osteoporose: sintomas e tratamentos – É considerada uma doença metabólica sistêmica, a osteoporose afeta os ossos e provoca também a diminuição gradativa da densidade óssea, aumentando consideravelmente os riscos de fraturas por todo o corpo.
Esta doença afeta em sua grande maioria as mulheres acima de 45 anos, segundo pesquisas uma em cada três mulheres deve apresentar uma fratura óssea relacionada diretamente a osteoporose.
Assim como qualquer outro tecido outra parte do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva e que necessita que seja mantida saudável e isso ocorre mediante a remodelação do osso velho em outro novo.
A osteoporose costuma aparecer quando o nosso organismo deixa de formar o material ósseo suficiente ou quando muito material dos Ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, e existem casos em que ambas ocorrem no nosso organismo.
Causas da osteoporose
Quando falamos das principais causas da osteoporose devemos dizer que no corpo humano existem células que são responsáveis pela formação óssea e também outras células que são responsáveis pela reabsorção óssea, conforme vai passando o tempo o tecido ósseo vai envelhecendo e acaba sendo destruído por célula que chamam osteoclastos. Logo na sequência Este tecido é recriado pelas células reconstrutoras os osteoblastos.
O processo todo de destruição da célula é intitulado de reabsorção óssea, na osteoporose já que o corpo passa a absorver mais osso do que produzir.
A deficiência de cálcio em nosso organismo é um dos motivos que causa a osteoporose, causando assim problemas em toda a estrutura.
Outro motivo para o aparecimento da osteoporose é com relação ao envelhecimento e também a menopausa, já que nossos ossos crescem até os nossos 20 anos e sua densidade Aumenta até os nossos 35 anos, depois disso começa a perder se progressivamente.
Doenças e medicamentos também podem fazer com que é osteoporose apareça com muito mais força e muito mais rapidez, algumas doenças que podem favorecer o aparecimento da osteoporose são:
- Síndrome de Cushing
- Hiperparatireoidismo primário ou terciário
- Hipertireoidismo
- Acromegalia
- Mieloma múltiplo
- Doenças renais
- Doenças inflamatórias intestinais
- Doença celíaca
- Pós-gastrectomia
- Homocistinúria
- Hemocromatose
- Doenças reumáticas
Uso de medicamentos a base de glicocorticóides, hormônios tireoidianos, heparina, warfarina, antiepilépticos (fenobarbital, fenitoína, carbamazepina), lítio, metotrexato e ciclosporina.
Fatores de risco da osteoporose
Além das coisas que já citamos acima a osteoporose também pode aparecer devido a alguns fatores de risco como por exemplo:
- Descendentes de orientais (correm mais risco de sofrer fraturas pela osteoporose por um problema anatômico no fêmur
- Histórico familiar de osteoporose
- Histórico prévio de fratura por trauma mínimo
- Tabagismo
- Baixa frequência de atividades físicas
- Baixa ingestão de cálcio
- Baixa exposição solar
- Alcoolismo
- Imobilização
- Ausência de períodos menstruais (amenorreia) por longo período
- Baixo peso corporal.
Principais sintomas da osteoporose
Considerada uma doença silenciosa, a osteoporose dificilmente apresenta qualquer tipo de sinal e somente é identificada através de fraturas com pouco ou nenhum trauma .
As fraturas costumam aparecer principalmente no punho, no fêmur, colo de fêmur e também na coluna.
Conforme a doença vai avançando podem surgir alguns sintomas como:
- dor ou sensibilidade óssea
- diminuição da estatura
- dor na região lombar
- dor no pescoço
- postura encurvada
Diagnóstico de osteoporose
A perda óssea ocorre com o passar dos anos, e na grande maioria das vezes a pessoa irá sofrer uma fratura antes de quê seja diagnosticado a doença.
Já que a doença não apresenta nenhum tipo de sintoma em seu estado precoce, o seu diagnóstico é impossível de ser feito somente de uma forma clínica, sendo assim para diagnosticar a doença é fundamental a realização de uma densitometria óssea e também através de radiografias.
O médico também pode solicitar alguns outros exames para a identificação da doença,Além disso mulheres com 65 anos ou mais e homens com 70 anos ou mais devem fazer a densitometria óssea anualmente, independente da presença ou não de algum fator de risco.
Tratamento de osteoporose
Quando falamos em cura de osteoporose devemos lembrar que é difícil praticamente impossível, porém pode-se fazer alguns tratamentos para evitar lesões.
Nos casos em que ocorre uma perda óssea importante o tratamento deve impedir o agravamento da doença porém não irá eliminá-la 100%.
O principal objetivo do tratamento da osteoporose é para controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e também prevenir novas fratura.