Notícias

Osasco realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Osasco realizou no sábado, 31/7, a “8ª Conferência Municipal de Saúde”, promovida pela Comissão de Organização criada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Prefeitura, sob o tema “Sim! A Saúde é direito do povo e um dever do Estado”.

O encontro, realizado no Centro de Formação da Rua Marechal Rondon, 263, no Centro, reuniu o prefeito Rogério Lins, o secretário de Saúde, Fernando Machado e a adjunta Suzete S. Franco, o presidente da Câmara, Ribamar Silva, o vereador Michel Figueredo, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo e a presidente do CMS, Teresinha Pereira e Silva, que coordenou os trabalhos, juntamente com os membros da comissão instituída na Resolução CMS 246/2021.

“Hoje é um dia importante, tenho certeza de que teremos excelentes propostas. Temos que preparar o município para o período pós-pandemia. Acredito na sociedade civil organizada, nos conselhos. Queremos o melhor para nossa cidade e nesta conferência é isso que buscamos. Não importa a bandeira partidária, o que nos une aqui hoje é o amor por Osasco”, disse o prefeito Rogério Lins, que fez a abertura oficial do evento.

Na ocasião, o prefeito Rogério Lins anunciou importantes intervenções na área da saúde e comentou sobre ações de curto e médio prazos na sua gestão. “Ainda estamos numa pandemia, mas graças a Deus e ao trabalho dos servidores, melhoramos nos nossos indicadores, abaixaram os números de óbitos, de novas internações e novos casos, temos mais de 82% de nossa população adulta vacinada com a primeira dose. Osasco agora tem uma usina de oxigênio, implantada em parceria com o Grupo +Unidos e Mercado livre. Estamos reformando nossas UBSs, melhorando os sistemas de atendimento, mas meu primeiro compromisso neste novo ciclo de governo é o plano de carreira dos profissionais da saúde e do administrativo da área. Existe uma legislação federal que impede que aumentemos os custos com despesas com pessoal, mas quando chegar dia 31 de dezembro, avançaremos com o plano de carreira. Segundo, vamos investir mais na Atenção Básica, avançar com as obras do Hospital da Criança. Queremos criar um Hospital da Mulher, com centro cirúrgico moderno e unificar com o atendimento às crianças, pois a saúde feminina está ligada à infantil. A saúde de Osasco vai muito além dos custos, ela significa salvar”, ressaltou Lins.

O secretário de Saúde, Fernando Machado, explicou que a Conferência é de extrema importância para a administração pública, pois sua realização, envolvendo tanto a participação popular como representantes dos poderes executivos municipal e estadual, prestadores de serviço de saúde, trabalhadores da saúde, usuários, associações, entidades ou movimentos que tenham atuação voltada à garantia do direito à saúde, traz temas específicos e importantes propostas para compor as novas diretrizes de política pública de saúde do Plano Plurianual (PPA) do próximo quadriênio no município.

Conforme Lei nº 8.142/90, as conferências acontecem a cada dois anos, ou de quatro em quatro anos, sempre que inicia um novo governo. Os Conselhos Municipais de Saúde são definidos como órgãos permanentes e deliberativos. E as conferências também estão previstas na mesma lei. Elas garantem a participação popular na construção das estratégias de saúde do município, compondo, inclusive, o plano de saúde da cidade, ainda mais neste momento em que atravessamos, da maior crise sanitária da história, a da Covid-19.

“O encontro apresentou-se como espaço extremamente oportuno e privilegiado para os debates públicos de toda a sociedade osasquense. Foram apresentadas centenas de propostas e reivindicações relacionadas à saúde da população. Inclusive várias e importantes moções populares foram aprovadas. Uma delas, por exemplo, pedia a mudança da nomenclatura de Rota dos Bandeirantes para Rota Pindorama, no âmbito da Diretoria Regional de Saúde (DRS1), moção apresentada pelo coletivo Somos Todos Guaranis, levando-se em conta toda uma reparação histórica aos povos indígenas no país”, reforçou a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Osasco, Teresinha Pereira e Silva.

A Rota dos Bandeirantes compreende os habitantes dos sete municípios da região oeste da Grande São Paulo: Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O que significa que, por exemplo, na área de saúde, os moradores dessa rota podem ser atendidos nos hospitais regionais, por conta da universalidade do SUS etc.

“A 8° Conferência foi a voz do povo que apresentou suas demandas para, junto com o poder público, construir soluções coletivas de curto, médio e longo prazos aos desafios que ora se apresentam para nossa cidade, pois o cidadão pôde recomendar e/ou decidir as propostas aos gestores e ao novo governo sobre os rumos do Sistema Único de Saúde na saúde municipal”, concluiu Teresinha.

Também estavam presentes na conferência, os secretários Sérgio Di Nizo (Governo), Lau Alencar (Transporte e Mobilidade Urbana), Gerson Pessoa (Desenvolvimento Econômico e Inovação), o adjunto Paulinho Samba de Rua (Cultura), José Carlos Pedroso (presidente da FITO), entre outros.

Serviço 

Conselho Municipal de Saúde de Osasco

Avenida João Batista, 480 – Centro

Telefone: (11) 3699-8900

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Gerson Pessoa confirma abertura de clínica especializada em Osasco até setembro

Osasco vai inaugurar, até setembro, sua primeira clínica com médicos especialistas. Conhecida, por enquanto, como…

11 de abril de 2025

Atleta de Osasco conquista ouro no Jiu-Jitsu no RJ!

No último domingo (06), a osasquense Anna Clara Pinheiro brilhou no Rio Fall International Open…

9 de abril de 2025

Homem morre após desentendimento familiar em Osasco

D.N., de 35 anos, perdeu a vida após uma discussão com o atual companheiro de…

9 de abril de 2025

Tragédia em Carapicuíba: gestante perde bebê após colisão violenta entre moto e carro

Um grave acidente ocorrido na manhã do último sábado (5), em Carapicuíba, deixou uma mulher…

8 de abril de 2025

GCM Osasco é a única representante das Guardas Civis no 1º Brazil Swatt Competition

No próximo dia 10/4, a equipe da Divisão da Escola de Formação e Ensino da…

8 de abril de 2025

Osasco conquista Prêmio Cidade Esportiva

Na sexta-feira, 3 de abril, foi realizada a cerimônia de entrega do "Prêmio Cidade Esportiva",…

8 de abril de 2025