A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (SEREL), através da Escola de Xadrez França Garcia, disputou a Copa do Mundo feminina, evento presencial realizado em Sochi, na Rússia.
As partidas ocorreram entre os dias 13 e 14 de julho, reunindo 103 competidores, sendo que quatro enxadristas representaram o Brasil: Darcy Lima, Alexander Fier, Krikor Mekhitarian e a mestre FIDE de Osasco, Julia Alboredo, 24 anos.
A enxadrista Julia Alboredo, enfrentou a grande mestre polonesa Jolanta Zawadzka, rating 2401, sendo derrotada pelo placar de 1.5 a 0.5, uma derrota de pretas e um empate de brancas.
Outros dois enxadristas osasquenses foram indicados pela Confederação Brasileira de Xadrez, Henrique Muniz e Vitor Carvalho, para representarem o Brasil na Copa do Mundo de Jovens, evento online de xadrez rápido a ser realizado em agosto. Trata-se de uma competição de elite, que reunirá os melhores enxadristas do mundo das categorias sub-10, 12, 14, 16 e 18.
Henrique Muniz, embora seja sub-8, em virtude de seu currículo competitivo impressionante, vai competir na categoria sub-10. Ele enfrentará a nata do xadrez mundial da categoria, mais de duzentos enxadristas de cinquenta países diferentes.
A competição terá dez rodadas, no ritmo de 10 minutos mais três segundos de acréscimo por lance realizado. Serão duas rodadas por dia, entre 1 a 5 de agosto, e os dez melhores se classificarão para a final da competição.
Vitor Carvalho competirá nas mesmas condições técnicas do evento de Henrique, só que entre os dias 11 a 15 de agosto, na categoria sub-14. Como também tem apenas 12 anos, igualmente terá páreos duros pela frente.
Dentre os quase duzentos participantes da categoria, de 45 países, alguns enxadristas já têm a titulação de mestre FIDE, com mais de 2300 de rating.
É uma tradição da Escola de Xadrez, que há quarenta anos participa dos campeonatos. No passado, a escola teve campeões Pan-Americanos, como Mônica Kurihara, Fernanda Hashizume e Roberto Watanabe, que representaram Osasco e o Brasil em inúmeros campeonatos mundiais.
Hoje, Osasco tem o candidato a grande mestre Renato Quintiliano, e os jovens Henrique e Vitor, que têm brilhado no cenário nacional, o que os qualifica para as principais competições internacionais de xadrez.
“Será indiscutivelmente a competição mais difícil que os nossos garotos já participaram. Estão se preparando intensamente, tendo aulas com os professores da Escola de Xadrez de Osasco, os mestres Jefferson Pelikian e Wagner Madeira, que estão precisando controlar a ansiedade dos seus alunos, que não veem a hora de fazer os lances e apertar os relógios. Estaremos torcendo”, declarou o secretário de Esporte, Rodolfo Rodrigues Cara.
Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…
Se você está em busca de uma oportunidade no setor logístico, mesmo sem experiência anterior,…
Vaga: Agente de Telemarketing SAC (Sem Experiência) – Osasco A empresa Confidencial está em busca…
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, apresentou dia 10/4, em cerimônia realizada na Sala Luiz…
Está procurando uma oportunidade no setor logístico? Uma grande empresa localizada em Osasco está com…
Osasco vai inaugurar, até setembro, sua primeira clínica com médicos especialistas. Conhecida, por enquanto, como…