Prefeitura de Osasco

Por conta de tratativas feitas pelo prefeito Rogério Lins nos últimos anos visando melhorias no saneamento, a Sabesp está ampliando a rede coletora de esgoto em Osasco. A maior parte das obras se concentra na zona Norte.

Serão contemplados até o final do ano naquela região da cidade bairros como Vila Menck, Jardim Baronesa, Jardim Rochdale, Munhoz Junior, Jardim Mutinga, Três Montanhas, Portal D’Oeste, Vila Ayrosa, Jardim Bonança e Jardim Maria Helena. No momento, as intervenções ocorrem no Parque Bandeirantes.

Em 2021, a estimativa é assentar cerca de 17 km de rede coletora na cidade, mantendo o maior percentual na zona Norte. Até dezembro, cerca de 3.500 imóveis daquela região já estarão com novas ligações de esgoto em operação, realizando diretamente a coleta de esgoto na casa dos munícipes.

De acordo com a Sabesp, estão previstos investimentos de mais de R$ 500 milhões para ampliação e melhorias no esgotamento sanitário de Osasco no decorrer do contrato de concessão. A rede coletora de esgoto que está sendo implantada na Rua Arujá (Parque Bandeirantes), por meio da empresa contratada Trail Infraestrutura, faz parte dessas intervenções.

Em 2020, foram assentados 11 km de redes coletoras de esgoto no município, sendo 8 km na zona Norte e 3 km na zona Sul. No ano passado, a companhia realizou 8.800 ligações à sua rede de esgoto, melhorando a qualidade de vida de cerca de 40 mil moradores.

Assim que a empresa implanta a tubulação em ruas e avenidas, é necessário que o responsável pelo imóvel instale caixa coletora em seu domicílio num prazo de até 60 dias após a conclusão da rede de esgoto em sua região. Caso essa ação não seja realizada, a Sabesp informará a Prefeitura para que notifique o proprietário para regularizar a ligação de esgoto com base na Lei Municipal nº 4.579/13.

Ao todo, Osasco conta hoje com mais de 852 km de redes coletoras de esgoto, o que equivale a 86% do índice de cobertura de esgoto, com 152 mil imóveis conectados.

Segundo a Sabesp, entre as obras de maior porte em andamento, destacam-se a implantação do Interceptor ITi-5, que atenderá a região do Jardim Piratininga, e as obras de travessia do Rio Tietê e da Rodovia Castello Branco. Com início de operação previsto para o final de 2021, esse sistema permitirá encaminhar o esgoto coletado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri.

Já entre os projetos em fase de licitação está a obra do coletor-tronco Mutinga, que atenderá a região do Jardim Mutinga, Jardim Rochdale, Jardim Baronesa e Jardim Bonança, entre outros.