Os ônibus que operam nas linhas da capital paulista e região metropolitana de São Paulo, gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), estão introduzindo um novo método de pagamento por aproximação.
A partir de agora, os passageiros têm a opção de embarcar utilizando cartões de crédito ou débito, bastando aproximá-los do validador localizado na própria catraca do veículo. Além dos cartões com essa tecnologia, também será possível utilizar celulares e relógios inteligentes.
Essa forma de pagamento por aproximação, conhecida como EMV, já está disponível em formato piloto em 1.022 ônibus das operadoras Next Mobilidade, Viação Miracatiba e Viação Raposo Tavares.
A ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo) está expandindo esse recurso, e até a primeira quinzena de julho, o pagamento por aproximação estará disponível em mais de 4 mil ônibus das linhas da Região Metropolitana de São Paulo, que são gerenciadas pela EMTU.
De acordo com Paulo Reis, gerente de marketing da EMTU, a ampliação do pagamento por aproximação nos transportes metropolitanos proporciona maior agilidade no dia a dia dos passageiros. Ele destaca que, do ponto de vista tecnológico, houve uma evolução significativa, com mais de 85% dos ônibus da EMTU aceitando esse método de pagamento.
Com essa expansão, o pagamento por aproximação estará disponível em 100% da frota de linhas da EMTU na região metropolitana de São Paulo, incluindo municípios como Cotia e São Roque, entre outros. Os ônibus equipados com essa tecnologia foram identificados com adesivos nos validadores e portas, informando sobre a opção de pagamento por aproximação e os tipos de cartões aceitos.
Agora, os passageiros têm a conveniência de passar pela catraca utilizando cartões de débito ou crédito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo, tanto físicos quanto digitais presentes em carteiras digitais de smartphones e dispositivos como smartwatches.