Olho de peixe: o que é e tratamentos – Sem dúvida nenhuma você já ouviu falar do olho de peixe, aquela verruga áspera, que em alguns momentos pode ser confundida com calo, não é mesmo?
O olho de peixe é um problema bastante comum, e que segundo pesquisas atinge mais de 2 milhões de brasileiros.
De acordo com médicos, o olho de peixe é uma designação popular para uma vez lugar, o que é uma lesão benigna decorrente da contaminação de um vírus do grupo HPV.
Características e sintomas do olho de peixe
Quando falamos em características e sintomas do olho de peixe devemos dizer que são bolinhas ou placas na pele, de pequeno a médio tamanho, na cor de pele ou até mesmo amarelada.
Também pode ocorrer sensibilidade ou dor no local.
Devemos ressaltar também que algumas lesões tem como diz escuros, Por isso mesmo o nome de olho de peixe.
É possível prevenir o olho de peixe?
Existem maneiras de prevenir o aparecimento do olho de peixe, entre eles podemos dizer a vacina contra HPV.
Esta vacina previne os subtipos do vírus que causam as verrugas na pele. Essa medida, inclusive, ajuda no tratamento do olho de peixe, podendo ser indicada até mesmo para casos mais difíceis.
Tratamento para olho de peixe
Indicado por um dermatologista, o tratamento para olho de peixe pode ser feito com loções tópicas à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético, para usar em casa 1 vez ao dia.
Nos casos em que as verrugas estão em estado mais avançado, e alcançam as regiões mais profundas da pele, pode ser necessário recorrer a uma pequena cirurgia no consultório do dermatologista.
Olho de peixe: o que é e tratamentos
A verruga causada pelo vírus pode aparecer em qualquer pessoa, mas é mais comum em situações em que o sistema imune está mais enfraquecido, como acontece em crianças, idosos ou pessoas que têm algum tipo de doença autoimune.