Obesidade infantil: causas e tratamentos – O termo obesidade infantil é utilizado quando a criança está com um peso maior que o recomendado para sua idade e também para a sua altura, e de acordo com o IBGE o índice de obesidade infantil no país atinge uma a cada três crianças.
O excesso de peso pode ser bem problemático para as crianças até a sua vida adulta, mesmo nos casos em que ocorre a reversão.
Algumas doenças como diabetes, hipertensão e alto colesterol podem ser levados para a vida inteira tudo em decorrência de uma obesidade infantil não tratada ,além disso a obesidade também pode levar a uma baixa autoestima e também a depressão nas crianças.
Existem diversos fatores que podem fazer com que a obesidade infantil apareça, entre as mais comuns podemos falar sobre os fatores genéticos, uma má alimentação, sedentarismo ou até mesmo uma grande combinação de fatores .
A obesidade também pode ser em decorrência de uma condição médica, como doenças hormonais ou a utilização de medicamentos à base de corticoides.
Em sua grande maioria a condição genética influencia bastante na obesidade infantil, porém é importante deixar claro que nem todo pai é toda mãe obesa irá ter um filho com obesidade, pois está também diretamente ligado à hábitos alimentares e a realização de atividades físicas.
Existem sim alguns fatores que podem aumentar o risco da obesidade em crianças e também em adolescentes, sendo algumas delas:
Para avaliar se uma criança está acima do seu peso recomendado ou até mesmo com obesidade é necessário verificar uma conta do índice de massa corporal, e quem irá fazer isso é o pediatra ou até mesmo o endocrinologista.
O IMC para as crianças é diferente do IMC para adultos, ele se altera de acordo com a idade o sexo e também deve levar em conta fatores como a quantidade de massa muscular magra e também a estrutura física da criança.
Para diagnosticar com mais precisão a obesidade infantil o médico poderá solicitar exames como:
Quando falamos em tratamento para obesidade infantil devemos ter um pouco de cuidado, já que o mesmo envolve diversas Especialidades de saúde.
Até o momento não existe nenhum tratamento farmacológico em longo prazo que não envolva diretamente uma mudança no estilo de vida da criança.
O tratamento para obesidade infantil e também para o sobrepeso vai depender de quanto maior o grau de excesso de peso, maior a gravidade da doença, automaticamente tratamentos mais severos deverão ser realizados.
Nos casos em que as crianças e adolescentes se encontram em um grau de obesidade leve e sem risco de desenvolver outras doenças o médico pode recomendar apenas atividades físicas e também, uma pequena alteração na alimentação.
Nos casos em que ocorre obesidade instalada e também risco de desenvolver outras doenças o médico irá recomendar o emagrecimento, que será feito através de dieta saudável e também práticas de atividades físicas.
Lembrando que, para que a criança tenha um sucesso em sua perda de peso é fundamental que a família acompanha a criança ou adolescente em seus novos hábitos de vida.
As complicações possíveis de uma obesidade infantil São enormes, Por isso mesmo é fundamental o cuidado o quanto antes, obtendo assim uma melhor qualidade de vida para toda a família .
Algumas condições que podem aparecer em decorrência da obesidade infantil são:
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, participou, segunda-feira, 31/3, de um encontro com pastores, obreiros,…
Uma bebê de 1 ano e cinco meses voltou para casa com múltiplas mordidas no…
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Habitação, enviou três projetos ao Ministério…
A Prefeitura de Osasco, em parceria com a Udiaço e o Osasco Plaza Shopping, promove…
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide),…
A Avenida Graciela Flores Piteri foi o ponto de concentração para mais uma etapa da…