Tricotilomania é uma doença muito mais comum do que as pessoas acham, apesar do nome difícil, ela é um impulso de arrancar os próprios fios de cabelo, sobrancelha, cílios e outras partes do corpo.
Esse transtorno merece atenção e cuidados médicos com rapidez, evitando assim que os hábitos se tornem mais rotineiros e que a pessoa acabe se machucando.
O impulso de arrancar seus próprios fios de cabelo e pelos por todo o corpo tem o nome de Tricotilomania, esse transtorno psicológico é um recurso utilizado pelas pessoas para contratar a sua ansiedade e ate mesmo seu nervosismo.
Essa doença atinge apenas 4% da população mundial, e mesmo sabendo que este comportamento não é saudável, continuam fazendo o mesmo.
Muitos dos afetados pela doença arrancam os fios e os consomem, eventualmente, com o acumulo de cabelos no corpo, é necessário fazer uma cirurgia para a retirada dos mesmos.
Não é possível definir a causa do doença com muita precisão, mas, as suspeitas ficam por conta de questões ambientais e também, genéticas.
Uma informação que já foi descoberta é que, as pessoas que tem tricotilomania têm alterações nas reações químicas do cérebro, diretamente ligadas a serotonina e a dopamina.
Geralmente, as pessoas que tem mais tendência a desenvolver a doença, são:
Os principais sintomas da Tricotilomania são:
Não existe um exame que faça o diagnostico da Tricotilomania, por isso mesmo, é necessário atenção dos parentes e uma conversa com um medico, verificando assim o tamanho do problema.
Geralmente, os médicos pedem alguns exames para avaliar se existe algum problema de saude que possa estar relacionado a queda dos fios. Porém, o diagnostico é feito através dos seguintes critérios:
O tratamento da tricotilomania é feito de duas formas, sendo elas:
Neste caso é trabalho uma forma de acabar com o hábito, mostrando as situações onde a pessoa teria a necessidade de arrancar os cabelos e substituindo por outros hábitos mais saudáveis.
Essa parte do tratamento também pode ser feita com o auxilio de grupos de apoio, mostrando que a mesma não está sozinha e que pode sim se livrar desde hábito.
Não existe um medicamento especifico para tratar a Tricotilomania, porém, existem opções que vão auxiliar no tratamento, como os antidepressivos e medicamentos utilizados em transtornos de humor, em ambos os casos, os sintomas da doença podem ser reduzidos.
Vaga de Auxiliar Veterinário em Osasco: Hospital contrata com salário de até R$ 2.000 O…
30 vagas abertas para Auxiliar Logístico em Osasco – Salário de R$1.961,00 Se você está…
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, anunciou uma grande obra de modernização no Pronto-Socorro André…
Teve início na segunda-feira, 7 de abril, a Campanha de Vacinação contra Influenza promovida pela…
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, participou, segunda-feira, 31/3, de um encontro com pastores, obreiros,…
Uma bebê de 1 ano e cinco meses voltou para casa com múltiplas mordidas no…