O que é toxoplasmose: sintomas e tratamentos – Conhecida popularmente como a doença de gato, a Toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário. Essa doença pode ser transmitida pela ingestão de alimentos contaminados, consumo de leite não pasteurizado, transfusão sanguínea ou pela transmissão mãe-filho, quando mulheres grávidas estão infectadas e não fazem o tratamento da doença.
Em sua grande maioria, a infecção não apresenta nenhum tipo de sintoma, mas vale ressaltar que a toxoplasmose tem cura e seu tratamento é feito através do uso de antibióticos.
O que é toxoplasmose: sintomas e tratamentos – Transmissão da toxoplasmose
A transmissão da toxoplasmose pode ocorrer através do:
- Consumo de alimentos crus e mal higienizados que estejam contaminados com fezes de gatos;
- Consumo de carne crua ou mal cozida de animais contaminados, principalmente porco, boi e carneiro;
- Ingestão de água contaminada;
- Contaminação mãe-filho, quando a mulher grávida passa o protozoário para o bebê.
Mas vale lembrar que, a toxoplasmose não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, e os seus primeiros sintomas podem aparecer de 5 a 20 dias após o contágio.
Principais sintomas da toxoplasmose
A toxoplasmose pode apresentar diferentes sintomas, diferentes incômodos, sendo eles:
- Ínguas pelo corpo, principalmente na região do pescoço;
- Febre;
- Dor muscular e nas articulações;
- Cansaço;
- Dor de cabeça e de garganta;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Dificuldade para enxergar.
Os sintomas toxoplasmose aparecem com mais facilidade em pessoas com sistema imune debilitado, como aquelas pessoas que fazem quimioterapia, que são HIV positivo ou até mesmo em mulheres que contraem a infecção durante a gravidez.
Em alguns casos mais graves, a doença pode prejudicar o funcionamento dos pulmões, coração, fígado e também o cérebro. Além disso, pode causar cansaço forte, sonolência, delírios e diminuição da força e dos movimentos do corpo.
Tratamento para a toxoplasmose
O tratamento para a toxoplasmose é feito através do uso de medicamentos que vão variar de acordo com o tipo e a gravidade da infecção.
Em casos de gravidez, pessoas com AIDS, deficiência do sistema imunológico e outros, o tratamento pode ser mais demorado e exigir maior atenção.