O que é Morte cerebral – A morte cerebral, também conhecida como morte encefálica ocorre quando não existe mais nenhum tipo de atividade cerebral, porém, é necessária muita atenção na hora da avaliação médica, já que esta condição é irreversível. Hoje vamos falar um pouco mais sobre a morte cerebral, o que é, qual o motivo da sua causa, e tudo mais o que você precisa saber.
Como a morte cerebral é determinada? – O que é Morte cerebral
O paciente é considerado com morte cerebral quando em um estado de coma, o mesmo não reage a nenhum estímulo externo e nem mesmo aparenta perceber estes estímulos.
Para ser realizado o diagnóstico de morte cerebral o médico deve seguir uma lista de critérios pré-determinados pela Academia Brasileira de Neurologia, baseada totalmente em protocolos internacionais.
Os passos são:
- Reflexo de pupila;
- Reflexo de córnea;
- Teste oculomotor;
- Teste calórico;
- Estímulo doloroso;
- Reflexo de tosse;
- Teste de apneia.
Caso o paciente não apresente reação a nenhum destes testes é preciso comprovar a inatividade cerebral com um outro exame, que pode ser eletroencefalograma, doppler transcraniana ou arteriografia digital.
E para ser considerado morte cerebral, esse diagnóstico deve ser feito por pelo menos dois médicos, que vão comprovar realmente a morte cerebral do paciente.
O que acontece quando a morte cerebral é oficializada? O que é Morte cerebral
Quando ocorre a conformação da morte cerebral não existe mais nada que os médicos possam fazer, pois não existe chances de o cérebro retomar suas atividades e a pessoa voltar a viver.