O que é infecção no sangue e como tratar – A infecção no sangue, também conhecida como sepse, é uma condição grave e potencialmente fatal, que pode ocorrer como uma complicação de qualquer infecção, seja ela bacteriana, viral, fúngica ou parasitária. A sepse é uma das principais causas de morte em todo o mundo, afetando milhões de pessoas a cada ano.
A frequência da sepse varia em diferentes regiões do mundo, e pode ser influenciada por vários fatores, como a idade, o estado de saúde geral da população e o acesso a cuidados médicos adequados. Estima-se que, anualmente, ocorram cerca de 49 milhões de casos de sepse em todo o mundo, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente 20-30%.
A infecção no sangue (sepse) é causada por uma resposta inflamatória desregulada do corpo a uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária. A infecção pode começar em qualquer parte do corpo, incluindo pulmões, trato urinário, pele, trato gastrointestinal ou feridas cirúrgicas, e se espalhar para a corrente sanguínea, causando a sepse.
Algumas pessoas são mais suscetíveis a desenvolver sepse do que outras, incluindo aquelas com um sistema imunológico comprometido, idosos, recém-nascidos, pessoas com doenças crônicas como diabetes ou câncer, pacientes hospitalizados e pacientes que tiveram cirurgias recentes.
A prevenção da infecção é a melhor maneira de prevenir a sepse, portanto, é importante manter uma boa higiene, evitar contato com pessoas doentes, praticar sexo seguro, manter as vacinações em dia, seguir medidas de controle de infecções em hospitais e outras configurações de assistência médica, e tratar prontamente qualquer infecção.
Os principais sintomas de infecção no sangue (sepse) incluem:
É importante procurar atendimento médico imediatamente se houver suspeita de infecção no sangue.
A infecção no sangue (sepse) é uma condição grave que geralmente requer cuidados intensivos em um hospital. O tratamento é geralmente realizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde especializados em cuidados críticos.
Os médicos que geralmente cuidam de pacientes com sepse incluem:
Outros profissionais de saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas respiratórios e nutricionistas, também podem estar envolvidos no tratamento de pacientes com sepse.
O tratamento da infecção no sangue (sepse) geralmente envolve a administração imediata de antibióticos para tratar a infecção subjacente. Além disso, outros tratamentos podem ser necessários, dependendo da gravidade da sepse e dos sintomas apresentados pelo paciente. Esses tratamentos podem incluir:
Kardbank oferece aos servidores municipais aposentados do IPMO o Cartão de Crédito Consignado, um cartão…
Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, a cidade de Santiago, no…
A Casa do Trabalhador de Barueri está oferecendo atualmente 34 oportunidades de emprego em diversas…
A CAIXA abriu as apostas para a Mega da Virada 2024, oferecendo o maior prêmio…
Vaga de Ajudante de Carga - Osasco/SP Empresa: Randstad Nível: Auxiliar/Operacional Vagas: 25 oportunidades disponíveis…
Vaga de Operador Logístico II - Osasco/SP Empresa: Confidencial Nível: Operacional Localização: Osasco, SP, com…