O botulismo é uma doença muito séria, ela é uma doença bacteriana Rara porém que pode levar até a morte. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o botulismo infantil, os sintomas, os tratamentos, como prevenir e tudo mais o que você precisa saber sobre esta doença.
O que é Botulismo infantil?
O botulismo infantil é uma doença bacteriana rara, porém mesmo sendo difícil de eu correr é uma doença altamente grave. a bactéria pode adentrar o organismo por meio de machucados ou até mesmo pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os alimentos enlatados e os que são preservados inadequadamente.
Sintomas do Botulismo infantil
O botulismo infantil está ligado diretamente a ingestão de alimentos contaminados como Mel por exemplo, e os problemas geralmente começam aparecer entre 1 e 6 horas após o consumo do mesmo.
Os principais sintomas do botulismo infantil são:
- Constipação (muitas vezes o primeiro sinal)
- Movimentos flexíveis, devido à fraqueza muscular e dificuldade para controlar a cabeça
- Choro fraco
- Irritabilidade
- Baba excessiva
- Pálpebras caídas
- Cansaço
- Dificuldade de sucção ou alimentação
- Paralisia
Como prevenir o Botulismo infantil
Por ser transmitido através de uma bactéria é fundamental adotar algumas medidas para evitar a contaminação, como por exemplo evitar alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo. Evitar ao máximo o mel, os médicos recomendam que os pais nunca de mel para crianças com menos de um ano de idade.
Tratamentos do Botulismo infantil
O principal tratamento do botulismo é controlar os sintomas e evitar maiores complicações com a doença. é fundamental a hospitalização, pois o tratamento acaba sendo controlado e evitar levar problemas respiratórios, já que esse tipo de problema pode ser Fatal.
Além disso, o tratamento é feito através de medicamentos específicos, chamados de antibotulínicos, que vão agir diretamente contra toxina no organismo.
os médicos também poderão indicar e prescrever antibióticos, que irão auxiliar no tratamento