O que é a melatonina e como usar – A melatonina é um hormônio que é produzido naturalmente pelo corpo humano. Conhecida também como o hormônio do sono, ele tem o poder de induzir a pessoa a dormir, regulando o nosso organismo e o nosso metabolismo.
Por ser um indutor do sono, muitas indústrias farmacêuticas lançaram uma versão sintética, que é vendida como suplemento.
Naturalmente produzida pela glândula pineal, ela só é ativada quando não existem estímulos luminosos, ou seja, a produção de melatonina ocorre à noite induzindo assim com mais facilidade o sono.
Principais benefícios da melatonina
A melatonina tem o poder de melhorar a qualidade do sono, ajudando a tratar a insônia e também aumentando o tempo total de sono.
A melatonina também tem poder anti
oxidante, auxilia no fortalecimento do sistema imune, ajuda a prevenir diversas doenças e também a controlar doenças psicológicas e doenças relacionadas ao sistema nervoso.
Este hormônio também auxilia na melhora da depressão sazonal, que ocorre no inverno e que provoca sintomas como tristeza, sono em excesso, aumento do apetite e também dificuldade de concentração.
Outro poder bastante interessante da melatonina é a contribuição para a redução da produção de ácido no estômago e também de óxido nítrico, reduzindo assim o refluxo gastroesofágico. Desta forma a melatonina pode auxiliar no tratamento de pessoas que sofrem com refluxo.
Como usar a melatonina
No decorrer da nossa vida, a produção de melatonina diminui. Isso ocorre devido à exposição constante a estímulos luminosos e visuais, assim como pode acontecer por causa do avanço da idade.
Nestes casos a ingestão recomendada pode variar entre 1 mg a 5 mg de melatonina, pelo menos uma hora antes de dormir ou conforme recomendação médica.
Vale ressaltar que o consumo da melatonina durante o dia não é recomendado, pois pode desregular o ciclo circadiano, fazendo com que a pessoa sinta muito sono durante o dia e pouco sono durante a noite.
Possíveis efeitos colaterais da melatonina
Como já dissemos anteriormente, a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo, porém o uso de suplemento deste hormônio pode causar sim alguns efeitos colaterais como por exemplo:
- dor de cabeça
- náuseas
- depressão
Por isso mesmo antes de iniciar qualquer tipo de suplementação é fundamental procurar um médico para avaliar as reais necessidades e ajustar as quantidades para o seu organismo.