Trabalhar com comunicação, sobretudo comunicação através das redes sociais, não é tarefa fácil. Não existe receita de bolo. Tudo, publicação, respostas e ações, deve respeitar o “feeling“, o momento certo. É comum vermos empresas e pessoas jogando gasolina em incêndios que já tinham seu foco controlado.
Quando disse, no começo do texto, que não existe receita de bolo, eu quis dizer basicamente que o que funciona hoje não funcionará amanhã. Aliás, não dá pra cravar nem o que funcionará hoje. É preciso usar a sensibilidade, estudar o público e definir o que ele espera da empresa ou pessoa. É um “jogo” quase psicológico.
É necessário que o profissional em comunicação conheça muito bem seu cliente e se for empresa, é preciso saber todos os valores e conceitos da marca. Se for uma pessoa, é preciso conhecê-la bem, sabendo o jeito de agir e pensar, pois o resultado de uma palavra mal colocada pode, na melhor hipótese, soar artificial.
Por isso, deixe de lado aquele sobrinho que entende de computador e vá atrás de um profissional.