O Chalé Brícola, sede do Museu de Osasco, foi oficialmente reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do município. O ato, tecnicamente denominado “tombamento”, visa à proteção das características históricas, artísticas e arquitetônicas originais do imóvel. A medida foi formalizada por meio do Decreto nº 14.394, assinado pelo prefeito Rogério Lins em 13 de setembro e publicado na edição nº 2710 da Imprensa Municipal de Osasco (IOMO).
O processo de tombamento foi solicitado pelo secretário municipal de Cultura, Aldo Valentim, aos membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Osasco (CODEPA). O pedido foi aprovado por unanimidade no conselho e, em seguida, encaminhado para análise da Procuradoria Municipal, que também deu parecer favorável.
O Chalé Brícola é um local de grande relevância histórica, pois foi onde o engenheiro, inventor e aviador Dimitri Sensaud De Lavaud projetou e montou o avião brasileiro que realizou o primeiro voo na América Latina, em 7 de janeiro de 1910. O edifício foi inaugurado como museu em 30 de junho de 1976, com o objetivo de incentivar o estudo histórico e geográfico de Osasco, abrigando objetos, livros e documentos relacionados à história do município.
Antes de seu fechamento ao público em 2019, o Museu de Osasco, além de suas exposições permanentes sobre a história local, também recebia mostras temporárias, especialmente no campo das artes plásticas.
“Estamos trabalhando em um projeto de obra de restauro para o edifício e o decreto do prefeito Rogério Lins é um passo fundamental para a efetiva proteção do imóvel e vai facilitar a captação de recursos estaduais e federais para a sua preservação. Esse é o primeiro tombamento de patrimônio histórico da cidade, há muito tempo esperado pela população”, afirmou Aldo Valentim, secretário de Cultura.
O prefeito Rogério Lins também destacou a importância da iniciativa: “O Chalé Brícola é um marco histórico para nossa cidade e para o Brasil. Este tombamento garante que as futuras gerações possam conhecer e valorizar a nossa história. Estamos comprometidos em buscar os recursos necessários para a preservação deste importante patrimônio cultural.”