O Metrô de São Paulo anunciou no Diário Oficial desta sexta-feira (2) o lançamento da licitação de anteprojeto e estudos ambientais da Linha 22-Marrom. O ramal já é cogitado há tempos, mas foi atualizado em seu traçado provisório e que será agora avaliado pelo futuro contratante.
A Linha 22 ligará a região de Cotia a estação Sumaré, que hoje atende a Linha 2-Verde. Outra mudança importante é a inclusão do município de Osasco no traçado, com duas estações.
Segundo o mapa provisório com o trajeto do novo ramal, haverá um deslocamento mais ao norte para chegar até Osasco. De lá a Linha 22 chegará até o Rio Pequeno e então fará uma curva para a direita para cruzar a USP. Curiosamente, o Metrô prevê uma estação próxima a Butantã, Vital Brasil, de onde os trens seguirão até Rebouças-Hebraica, na Linha 9.
A linha Marrom então fará conexão com a Linha 4-Amarela em Faria Lima e na sequência a Linha 20, em Teodoro Sampaio, terminando sua viagem em Sumaré. Serão quatro conexões com a rede metroferroviária, portanto.
Com perfil pendular, ou seja, com maior volume de passageiros em sua porção oeste, a Linha 22 deverá atender a 649 mil passageiros por dia, segundo os estudos iniciais. Ela também será bastante extensa, com 29 km, 19 estações e um pátio de manutenção. Serão necessários 52 trens para atender os usuários, segundo estimativa da companhia.
O anteprojeto de engenharia e o EIA-RIMA, estudo ambiental, são etapas intermediárias para viabilizar o empreendimento. É a fase em que está a Linha 20-Rosa, que ligará a Lapa a Santo André, no ABC Paulista.
Fonte: Correio Paulista