A Sabesp realiza neste fim de semana uma manutenção preventiva no Sistema Cantareira para ampliar sua segurança operacional. Segundo a concessionária, para a realização dos serviços será necessário fazer uma parada programada no funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, responsável pela produção de água do sistema.
A intervenção acontecerá das 18h de sábado (20/8) às 6h de domingo (21/8), o que pode afetar o abastecimento de água para 4,9 milhões de moradores dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul.
Em Osasco serão afetados os bairros Adalgisa, Aliança, Ayrosa, Baronesa Mazzei, Bela Vista, Bonança, Bonfim, Bussocaba, Centro, Cidade das Flores, Cidade de Deus, City Bussocaba, Helena Maria, IAPI, Industrial Anhanguera, Industrial Autonomistas, Jaguaribe, Jardim D’abril, Jardim das Flores, Jardim Novo Osasco, Jardim Roberto, Km 18, Metalúrgicos, Munhoz Junior, Mutinga, Padroeira, Pestana, Piratininga, Platina, Portal d’Oeste, Presidente Altino, Rochdale, Santa Fé, São Pedro, Três Montanhas, Veloso, Vila Campesina, Vila Menck, Vila Militar, Vila Osasco, Vila Yara, Vila Yolanda.
Dentro dos trabalhos, será realizada a adequação da estrutura de chegada de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú. O equipamento com 1,1 metro de diâmetro pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico.
Fonte: Diário da Região