Prefeitura de Osasco

Os osasquenses estão levando a sério a vacinação contra a covid-19. Apesar da chuva do fim de semana, as famílias foram às Unidades Básicas de Saúde e aos dois Centros de Atenção ao Idoso (Km 18 e Presidente Altino), no domingo, 30/01, para se imunizar no primeiro fim de semana do Dia “D” da vacinação para adultos e crianças com e sem comorbidades. A ação aconteceu das 9h às 16h em todas UBSs e se repetirá nos dois próximos domingos, 6 e 13/02. Ao todo foram aplicadas 14.562 doses (primeira dose das crianças, a segunda dose e a dose adicional dos adultos).

Na UBS da Vila Ayrosa, a mãe Elaine Cristina Uzana, 41 anos, e a filha Brenda, 8 anos, foram juntas tomar a vacina. “Eu tomei a dose de reforço e minha filha está toda feliz porque chegou a vez dela. É preciso se proteger, porque infelizmente tem muita gente que não tomou. Isso é péssimo para todos, porque essa doença continua se espalhando e matando pessoas”.

O adolescente Nícolas de Sousa, 11, foi com pai Willis Martins, 46, e mostrou certo alívio após a imunização. “Quero estar protegido para não ter sintomas. Estarei mais seguro quando voltar às aulas”, avalia.

Para a vacinação no Dia D nos finais de semana não é necessário agendamento, apenas o cadastro no vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento e, assim, evitar maior tempo de espera.

No caso das comorbidades, é preciso apresentar exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas, um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão do SUS ou CPF. Para as crianças entre 5 e 11 anos, os responsáveis deverão apresentar CPF ou cartão do SUS dos pequenos.

Para a segunda dose ou dose de reforço é preciso levar a carteirinha de vacinação. Menores só poderão receber a vacina se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis

Algumas UBSs estão fazendo o atendimento do Dia D da vacinação contra a covid-19 em escolas próximas. É o caso da UBS José Sabino Ferreira (Jardim Baronesa), que atende na Creche Rosa Broseghini (Rua Luís Gati, 135), e da UBS Vasco da Rocha Leão (Jardim Veloso), na Creche Alha Elias Abibe (Rua Amadeu Amaral, 61).

Desde domingo, 30/1, a vacinação contra a covid-19 das crianças de 5 a 11 anos acontece apenas nas UBSs, e não mais durante a semana. A medida visa evitar expor os pequenos ao alto fluxo de atendimento nas unidades. Nos dois próximos domingos, 6 e 13/2, a imunização também acontece das 9h às 16h em todas as UBSs e nos dois Centros de Atenção ao Idoso.