Iodoterapia: O que é e para que serve esse tratamento – O iodo é um mineral utilizado pela tireoide para produção dos hormônios do nosso corpo de, ele é fundamental para o funcionamento do organismo. nos casos em que existe a deficiência de iodo no organismo o mesmo pode causar sérios problemas de saúde, que pode envolver desde a gestação até a vida adulta.
O que é a iodoterapia?
O principal objetivo da iodoterapia é destruir as células cancerígenas que ainda se encontra no organismo após a tireoidectomia ou até mesmo controlar possíveis focos metastáticos presentes.
Para a realização desse tratamento é utilizado o rádio isótopo que é um dos produtos obtidos a partir dos reatores nucleares que utilizam o urânio como combustível.
Como é o tratamento de iodoterapia?
O iodo radioativo é administrado via oral na forma líquida ou até mesmo em cápsulas, e no organismo emite radiação Gama, que aquela semelhante ao raio x.
A dose a ser administrada varia de acordo com o médico que irá basear na patologia, exames de imagem e também de sangue do paciente.
Vale ressaltar que nem todo o iodo radioativo administrado é absorvido e captado pelo organismo parte dele é esquentado pelas fezes, urina e também .
Iodoterapia: O que é e para que serve esse tratamento – Preparação para iodoterapia
A preparação para iodoterapia inclui a suspensão dos antitireoidianos, que deve ser parado de consumir cinco dias antes outras recomendações dos médicos que devem ser seguidas no preparo para iodoterapia São:
- seguir uma dieta pobre com iodo por um período de 15 a 21 dias antes do início da iodoterapia;
- não realizar exames contrastados;
- não usar esmaltes ou bases de unha, álcool iodado, Mercúrio e produtos e iodados;
- não realizar tratamentos dentários;
- não realizar exames ginecológicos.
O principal objetivo deste preparo é diminuir a taxa de iodo circulante no corpo antes da terapia com iodo radioativo isso faz com que o iodo seja mais absorvido pelo organismo e assim o tratamento consegue ter um melhor resultado.
Cuidados após a iodoterapia
Após a internação o paciente deverá manter os cuidados em casa, seguindo algumas orientações como:
- manter 2 m de distância de outras pessoas;
- não ter contato com crianças ou gestantes;
- usar pratos, talheres e copos descartáveis;
- dar a descarga várias vezes ao usar o banheiro;
- homens devem urinar sentados;
- lavar a roupa do paciente separadamente;
- manter a escova de dentes separados e descartá-las após o período de eliminação do iodo;
- consumir bastante líquido.
Efeitos colaterais da iodoterapia
Existem algumas possíveis reações que podem acompanhar os pacientes a curto prazo, Como por exemplo o aumento da sensibilidade e inchaço do pescoço, náuseas e vômitos.
A longo prazo os pacientes podem ter alteração de paladar, boca seca e olhos secos.
Após alguns meses do tratamento os homens podem apresentar algumas alterações no espermograma e que tendem a voltar ao normal com o passar do tempo.
Já as mulheres são aconselhados a não engravidar por pelo menos seis meses após o tratamento.