Insônia: o que é e como tratar – A insônia é conhecida por ser um distúrbio persistente que acaba prejudicando o sono, a permanência do sono, fazendo com que as pessoas não consigam dormir ou até mesmo não consigo manter o sono por toda a noite.
Quando a insônia aparece acaba diminuindo a qualidade de vida, o cansaço se faz mais presente, ocorre problemas de humor, afetando assim a vida pessoal e também a vida profissional.
A insônia pode aparecer em qualquer momento da vida adulta, porém nos casos em que as pessoas têm insônia crônica a mesma pode perdurar por um período muito maior do que o normal.
Principais causas da insônia
As causas da insônia podem ser bem variável, dentro das possibilidades podemos falar:
estresse – problemas relacionados ao trabalho, estudos, saúde ou família podem fazer com que a mente continue ativa durante a noite, dificultando assim a hora do Sono.
Ansiedade – transtornos graves de ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, fazer com que a dificuldade de dormir apareça, outro motivo bastante comum que faça em consumir não seja possível é preocupar-se com a dificuldade que terá para dormir.
Alguns maus hábitos de sono como irregularidade do sono, atividades estimulantes nem se deitar, dormir em ambientes inapropriados confortáveis, dormir em frente à televisão ou dormir com a luz acesa podem ser bastante prejudiciais que aumentar os casos de insônia.
Algumas condições médicas podem estar diretamente associada a insônia como:
- artrite
- e câncer
- insuficiência cardíaca
- doença pulmonar
- refluxo gastro
- distúrbios da tireoide
- AVC
- Parkinson
- Alzheimer
Fatores de risco da insônia
É normal e qualquer pessoa apresenta um quadro de insônia ocasionalmente, porém existem grupos de risco que têm maiores chances de apresentar a insônia, sendo eles:
- mulheres; principalmente com as mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e a menopausa
- grávidas
- Idosos acima de 60 anos devido a alterações dos padrões de sono e também problemas de saúde
- Pessoas com transtorno mental
- pessoas sob stress
- pessoas que trabalham de madrugada
Sintomas da insônia
Existem alguns principais sintomas de insônia que podem facilitar a descoberta do mesmo, sendo eles:
- dificuldade para dormir
- acordar muito durante a noite
- acordar muito cedo
- não se sentir descansados após dormir
- sonolência diurna
- irritabilidade
- depressão
- ansiedade
- dificuldade para concentração
- dores de cabeça
- problemas gastrointestinais
- preocupações continuam as funções
Tratamento para insônia – Insônia: o que é e como tratar
Uma das principais formas de iniciar o tratamento para insônia é mudar alguns hábitos de sono e tratar algumas causas da insônia.
Caso a mudança de hábitos não seja suficiente para melhorar a insônia, o médico pode recomendar algum tipo de medicamento para auxiliar com relaxamento e também com a readequação do sono.
Medicamentos como frontal, Diazepam, dormonid podem auxiliar neste tratamento para insônia, porém somente o médico pode recomendar o mais adequado para cada caso.