Infertilidade: sintomas e tratamentos – A infertilidade no ser humano é considerada relativamente baixa, podemos dizer que um casal sexualmente ativo tem a chance de engravidar por volta de 20% ao mês.
Pode-se começar a pensar sobre infertilidade após um casal tentar engravidar durante 12 meses, levando-se em consideração atividades sexuais regulares sem a utilização de métodos contraceptivos.
Após um ano de tentativas sem conseguir engravidar é possível que exista algum problema de saúde, por isso mesmo é fundamental procurar assistência médica para identificar o problema.
Após a constatação da dificuldade em engravidar o médico pode apontar algumas das principais causas, sendo elas:
Fatores femininos:
Fatores masculinos
Existe também aqueles casos, cerca de 10%, e não é possível identificar de forma Clara a infertilidade.
Em alguns casos o problema de infertilidade está em ambos, Por isso mesmo a importância de investigar a saúde do casal.
Segundo pesquisas realizadas existem quatro principais fatores de risco para a infertilidade, sendo eles:
Após a constatação da infertilidade é necessário a realização de alguns exames como HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis e rubéola. Também será solicitado exames com intuito de reduzir o risco de alguma má formação do feto.
Na sequência poderá iniciar o tratamento para a infertilidade que pode ser feito através de cirurgias ou através de procedimentos clínicos.
Com relação ao tratamento cirúrgico o médico pode solicitar procedimentos minimamente invasivos, evitando assim problemas maiores.
O médico também pode solicitar a relação sexual programada, que é mais indicado para mulheres que têm problemas na ovulação.
Existem alguns casos em que a inseminação intra-uterina é o mais indicado, sendo recomendado para os casos em que o homem apresenta alteração no sêmen e também nos casos em que não foi possível diagnosticar o motivo da infertilidade.
Já a fertilização in vitro é indicada para inúmeros problemas sérios que causaram a infertilidade como por exemplo alterações tubárias, endometriose, baixa qualidade dos óvulos e também alterações importantes do sêmen.
Existem alguns procedimentos médicos que podem ser feitos para encontrar uma causa específica da infertilidade, os mais comuns são avaliação da ovulação, estudo das tubas, e também a avaliação completa do útero.
Devemos ressaltar também que a infertilidade não está diretamente relacionado a hereditariedade. Existem casos em que famílias com síndrome dos ovários policísticos, miomas, endometriose e perda precoce dos ovos podem ser hereditários.
Com relação aos homens pode ocorrer alterações genéticas que vão levar a redução da qualidade do sêmen, existe também outra situação considerada rara que é a ausência dos ductos deferentes bilaterais, que são os que transportam os espermatozóides do testículo para o ducto ejaculatório.
Kardbank oferece aos servidores municipais aposentados do IPMO o Cartão de Crédito Consignado, um cartão…
Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, a cidade de Santiago, no…
A Casa do Trabalhador de Barueri está oferecendo atualmente 34 oportunidades de emprego em diversas…
A CAIXA abriu as apostas para a Mega da Virada 2024, oferecendo o maior prêmio…
Vaga de Ajudante de Carga - Osasco/SP Empresa: Randstad Nível: Auxiliar/Operacional Vagas: 25 oportunidades disponíveis…
Vaga de Operador Logístico II - Osasco/SP Empresa: Confidencial Nível: Operacional Localização: Osasco, SP, com…