Começa a funcionar em Osasco na próxima segunda-feira (21) o atendimento na unidade móvel do Bom Prato. O anunciou foi feito pelo governador João Doria ( PSDB), na quarta-feira (16), quando ele confirmou a ampliação do atendimento dos restaurantes, possibilitando que a população vulnerável tenha acesso a variedades de alimentos em refeições balanceadas. Um piloto do programa móvel teve início em dezembro do ano passado, na região de Perus.

“Essa é uma iniciativa inédita do governo de São Paulo para o melhor programa de alimentação popular do Brasil. Os caminhões do Bom Prato vão levar comida com alta qualidade, com proteína, carne, vegetais e frutas para a população periférica do estado por R$ 1 por refeição”, disse Doria.

Os caminhões do tipo VUC vão atender regiões da capital, Osasco, Ribeirão Pires, Guarulhos, Campinas, Várzea Paulista e Ferraz de Vasconcelos, com operação a ser implantada gradativamente, sendo que as unidades de Perus e Santo Amaro (que atende o Grajaú, na zona Sul da capital) já estão em operação.

A seleção dos locais levou em conta a densidade populacional, vulnerabilidade social e a distância das unidades fixas. As refeições serão preparadas e embaladas nos restaurantes fixos sob supervisão de uma equipe de nutricionistas. O transporte dos alimentos é feito em caixas hotbox para garantir a segurança sanitária e a temperatura das refeições, que irão ter o mesmo preço da unidade física, R$ 1.

Prorrogação de gratuidade
O governador também anunciou a prorrogação da gratuidade de refeições do Bom Prato às pessoas que estão em situação de rua até 31 de julho deste ano. Para receber a refeição gratuita é preciso ter um cartão, cadastrado pela prefeitura. Os cartões são entregues apenas para pessoa adulta. Até o momento, foram disponibilizados 24,8 mil cartões aos municípios. Desde o início da crise sanitária de covid-19, o programa serviu 65 milhões de refeições, sendo que 1,4 milhão foram gratuitas.

*Com informações da assessoria do governo de SP.

Por VANESSA DAINESI

Fonte Giro S/A