FIES O que é e como funciona? – O governo sempre procura oferecer diversos tipos de benefícios para todos os brasileiros, e os benefícios que vem sendo mais aprovados pela população é o FIES, e é financiamento, que oferece a oportunidade de diversos brasileiros poderem concluir o seu ensino superior pagando valores mais acessíveis.
Para quem ainda não sabe, hoje vamos falar um pouco mais sobre o FIES, Quem pode participar, como se inscrever, quais os benefícios e tudo mais o que você precisa saber para conseguir fazer parte deste programa que vem beneficiando milhares de brasileiros todos os anos.
FIES O que é e como funciona?
O fundo de financiamento estudantil foi criado pelo Ministério da Educação e tem como Seu principal objetivo oferecer maiores oportunidades de estudo aos jovens que estão matriculados em cursos superiores nas mais variadas universidades particulares de todo país.
Quando passa a fazer parte do FIES, o aluno paga apenas o valor de r$ 50 a cada 3 meses durante todo o período de seu curso, e ao finalizar o curso o aluno ainda tem um período de 18 meses pagando este valor trimestral, Somente depois começa a pagar o valor do curso dividido em diversas parcelas.
Para participar do FIES O Estudante deve ter avaliação positiva no Sistema Nacional de avaliação da educação superior e além disso, a instituição deve participar do programa, atendendo assim todas as necessidades e exigências do FIES.
Outra exigência é que o estudante tenha feito a prova do Enem e tem obtido nota igual ou superior a 450 e não ter zerado a redação.
Quem não pode participar do FIES?
Não pode participar do FIES o aluno que:
- está com a matrícula trancada na universidade;
- já tenha sido beneficiado pelo Fies anteriormente;
- seja inadimplente com programa de crédito educativo;
- possua uma renda familiar mensal bruta superior a 20 salários mínimos.
Como se inscrever no FIES?
A inscrição no FIES é feito diretamente através do site do programa, basta acessar o mesmo, fazer o preenchimento dos dados de forma correta, assim como preencher os dados da sua universidade, para verificar se a mesma faz parte e pode oferecer o benefício para você.