O prefeito de Osasco, Rogério Lins, empossou os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do município (COMPED) para o biênio 2022-2023. A cerimônia foi realizada na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva, anexa ao Paço Municipal, na quarta-feira, dia 14/9.

Lins agradeceu o apoio da Câmara Municipal e de toda a equipe da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPCD), comandada pelo secretário Salomão Júnior.

“Temos a obrigação de deixarmos o mundo melhor para nossos filhos e netos, e não é utopia. Esse sonho é alcançável, e todos os dias o nosso governo trabalha para dar mais um passo em políticas públicas para que Osasco avance não só economicamente, mas também na inclusão social”, comentou.

Salomão Júnior reforçou a importância da criação do Conselho para a promoção de políticas de inclusão. “A posse do COMPED é um divisor de águas na construção das políticas públicas do município. Em relação às pautas da pessoa com deficiência, que é um segmento da população invisibilizado, o Conselho, junto com a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, vai ajudar na implantação e avanços de novas políticas de inclusão. A pessoa com deficiência precisa ser olhada de modo globalizado, pois ela envolve todo o governo, todas as religiões, é uma pauta da sociedade. Portanto, a posse do Conselho é o marco para a gente renovar essa caminhada que é de grande valia para as famílias, para a vida política e institucional de Osasco”.

A assistente social, conselheira e representante da sociedade civil, Elaine de Matos, mãe da Jaqueline C. M. Ferreira, 25, pessoa com deficiência intelectual, comemorou a formação do novo conselho. “Estou nessa luta há mais de 20 anos, já acompanhei conselhos anteriores, e esse representa uma renovação na política pública de Osasco, pois nunca tivemos tanta representatividade como agora”, avalia.

“Agradeço ao prefeito Rogério Lins e a primeira-dama, Aline Lins, pela iniciativa de formar o Conselho que fará muita diferença em nossas vidas”, comentou Marilaine Muraro, moradora do Jardim Aliança, mãe de Henrique Gabriel Muraro, 10 anos, cadeirante.

No próximo dia 21/09, às 10h, será inaugurada a Central de Serviços da Pessoa com Deficiência, na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, na Avenida Analice Sakatauskas, 204, Bela Vista.