Osasco

Duas semanas após desabamento, sindicato teme possível demissão em massa no Osasco Plaza Shopping

Após duas semanas do desabamento que causou tumulto e a interdição total do Osasco Plaza Shopping, o empreendimento segue fechado, com alvará cassado e sem previsão de reabertura.

De acordo com o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), ao menos 1.500 funcionários que trabalhavam nas lojas do shopping center foram impactados. “Uma parte [dos trabalhadores] foi realocada, no caso das empresas com outras plantas na região. Mas a maioria continua aguardando em casa”, afirmou a diretoria da entidade ao Visão Oeste.

O Secor disse também que está em contínuo diálogo com a administração do Osasco Plaza Shopping, e demonstra preocupação com uma possível demissão em massa em decorrência do fechamento das lojas, mas que não recebeu qualquer reclamação trabalhista até o momento. “Acreditamos que todos estão aguardando respostas, principalmente do poder público”, ressaltou.

Com relação aos comerciantes das mais de 120 lojas existentes no shopping, o Osasco Plaza informou, em nota ao Visão Oeste, que está em contato para fornecer informações por meio dos telefones (11) 2117-2771 e (11) 2117-2772. Além disso, reforçou que desde o dia 9 de março, estes estão autorizados a retirar pertences e mercadorias do estabelecimento, desde que estejam acompanhados.

“Não há um prazo para o retorno das atividades”

Foi realizada uma vistoria técnica no local um dia após o acidente, com a participação de agentes da Defesa Civil, Polícia Civil e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea). As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.

O Osasco Plaza Shopping afirmou que está colaborando com as investigações. “Entregamos todos os documentos solicitados pelas autoridades que comprovam que possuíamos as licenças e autorizações necessárias para o funcionamento”, explicou, destacando que “está trabalhando da forma mais ágil possível para restaurar a normalidade das suas operações, tendo a segurança das pessoas como prioridade, mas ainda não há um prazo para o retorno das atividades”.

Na última semana, foi finalizado o processo de ancoragem da área próxima ao local do acidente, com o acompanhamento da Defesa Civil. A técnica importante na construção civil visa oferecer a estabilidade da estrutura. A próxima etapa, segundo a administração do Osasco Plaza, é a limpeza do espaço para início das obras de reconstrução. “A reabertura do shopping depende das obras de reparo e da autorização dos órgãos competentes”, finalizou.

Um inquérito civil foi aberto pelo Ministério Público para apurar o desabamento ocorrido no último dia 8 de março. Apesar do tumulto e correria entre lojistas e clientes, não houve feridos.

 

FONTE VISÃO OESTE
Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Gerson Pessoa confirma abertura de clínica especializada em Osasco até setembro

Osasco vai inaugurar, até setembro, sua primeira clínica com médicos especialistas. Conhecida, por enquanto, como…

11 de abril de 2025

Atleta de Osasco conquista ouro no Jiu-Jitsu no RJ!

No último domingo (06), a osasquense Anna Clara Pinheiro brilhou no Rio Fall International Open…

9 de abril de 2025

Homem morre após desentendimento familiar em Osasco

D.N., de 35 anos, perdeu a vida após uma discussão com o atual companheiro de…

9 de abril de 2025

Tragédia em Carapicuíba: gestante perde bebê após colisão violenta entre moto e carro

Um grave acidente ocorrido na manhã do último sábado (5), em Carapicuíba, deixou uma mulher…

8 de abril de 2025

GCM Osasco é a única representante das Guardas Civis no 1º Brazil Swatt Competition

No próximo dia 10/4, a equipe da Divisão da Escola de Formação e Ensino da…

8 de abril de 2025

Osasco conquista Prêmio Cidade Esportiva

Na sexta-feira, 3 de abril, foi realizada a cerimônia de entrega do "Prêmio Cidade Esportiva",…

8 de abril de 2025