Osasco

Dia “D” do Outubro Rosa atende mais de 6 mil mulheres

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Osasco estiveram abertas no sábado, 8/10, para o Dia “D” da campanha Outubro Rosa, com atendimentos clínico e ginecológico e coleta de Papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos. Também foi possível requisitar exames de mamografia e ultrassom das mamas (mulheres entre 40 e 69 anos), e ultrassonografia transvaginal (mulheres entre 25 e 64 anos), entre outros.

Foram realizados 6.307 atendimentos. Ao todo, 1.431 mulheres realizaram coleta de Papanicolau, foram realizados 813 exames laboratoriais e solicitados 2.050 exames de imagem.

As unidades também disponibilizaram outros serviços de rotina, entre eles, coleta de sangue, abertura e fechamento de pré-natal, atualização cadastral do Cadweb do Sistema Único de Saúde (SUS), testagem rápida para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e atendimento nas farmácias.

“A ação foi muito efetiva, pois entregou para as mulheres serviços que contribuirão diretamente para a prevenção do câncer de mama e colo de útero”, avalia a diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Erica Lima da Silva.

Durante todo o dia também foram feitas palestras de orientação à saúde da mulher sobre métodos contraceptivos, planejamento familiar e enfrentamento à violência doméstica e sexual.

A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde do município de acordo com as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, com ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

“Tenho histórico na família. Minha mãe teve câncer e faleceu dessa doença. Todo ano faço o acompanhamento, mas por conta da pandemia estava sem fazer. Foi muito bom, pois a prevenção é a melhor alternativa”, comentou Dalva Auta dos Santos, 64 anos, moradora do Rochdale.

Ana Carolina da Cruz Teixeira, enfermeira na UBS do Jardim Rochdale, recomenda às mulheres fazerem o autoexame. “O foco da atenção primária é prevenir. Quando você previne, você promove mais qualidade de vida para a mulher. O primordial é a mulher se conhecer, conhecer o seu corpo para perceber anormalidades. O autoexame é preventivo. No banho mesmo a mulher pode levantar os braços, examinar as axilas, em sentido horário, fazer massagens nas mamas, examinando-as com calma, espremer para ver se sai líquido, observar as simetrias, a coloração. Notando alguma anormalidade, a mulher deve procurar uma UBS para consulta médica e solicitar os exames necessários”, explicou.

Share
Publicado por
Thaís Velloso

Recent Posts

Prefeito reúne secretários para planejamento e avaliação dos 100 dias de governo

Na quarta-feira, 15 de abril, o prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, acompanhado da primeira-dama e…

17 de abril de 2025

Vaga para Auxiliar de Serviços Gerais – Barueri (30 Vagas)

Se você está em busca de uma oportunidade no setor logístico, mesmo sem experiência anterior,…

14 de abril de 2025

Vaga: Agente de Telemarketing SAC (Sem Experiência) – Osasco

Vaga: Agente de Telemarketing SAC (Sem Experiência) – Osasco A empresa Confidencial está em busca…

14 de abril de 2025

Prefeito de Osasco apresenta balanço de 100 dias de governo

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, apresentou dia 10/4, em cerimônia realizada na Sala Luiz…

14 de abril de 2025

Vaga para Auxiliar Logístico em Osasco com 30 oportunidades disponíveis

Está procurando uma oportunidade no setor logístico? Uma grande empresa localizada em Osasco está com…

14 de abril de 2025

Gerson Pessoa confirma abertura de clínica especializada em Osasco até setembro

Osasco vai inaugurar, até setembro, sua primeira clínica com médicos especialistas. Conhecida, por enquanto, como…

11 de abril de 2025