É possível calcular o valor de contribuições em atraso no INSS? A resposta é sim, mas antes de explorarmos o tema, precisamos que você entenda as nomenclaturas que iremos utilizar. Você sabe o que é o GPS?
O GPS é a abreviação de Guia da Previdência Social, que nada mais é que um carnê de contribuições que autônomos utilizam para estar em dia com suas contribuições ao INSS.
Você aprendeu: GPS é o carnê que o autônomo usa para ter controle dos seus pagamentos ao INSS.
Quem é isento e não precisa pagar a GPS?
Estão isentos de pagamento quem trabalhou como autônomo para pessoa jurídica após 2003, quem tem emprego informal sem registro em carteira, trabalhadores rurais em período anterior a 1991.
O interessado em regularizar a situação junto ao INSS e se encaixa em uma das situações acima deverá levar os documentos que comprovem seu trabalho até uma unidade do INSS, também é necessário o requerimento de atualização de CNIS.
Veja também: Atualizar GPS INSS
Como fazer o cálculo do GPS INSS em atraso?
Os débitos em atraso junto ao INSS são compostos por juros e multa, por isso é necessário fazer o cálculo antes de emitir uma nova guia, sendo que os juros são calculados pela taxa SELIC e a multa é de 0,33% por dia de atraso.
A melhor e mais segura maneira de fazer o cálculo é através do site oficial da Receita Federal, para isso clique aqui.
Feito isso, escolha o módulo, sendo eles:
- Contribuintes Filiados antes de 29/11/1999;
- Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999;
- Empresas equiparadas e órgãos públicos.
Escolha o módulo que se encaixa em seu perfil. Na próxima tela você deverá informar os dados solicitados de acordo com a categoria que você se encaixa, sendo: autônomo, contribuinte individual, doméstico, facultativo, segurado especial, empresa ou órgão público. Além disso, você deverá informar o número do NIT, PIS, PASEP, CNPJ ou CEI, de acordo com a categoria do seu perfil.
Por fim, basta você digitar o código de segurança e confirmar os dados, como início e fim da competência, salário base e classe. Feito isso basta selecionar a GPS desejada. Um novo boleto da GPS Atualizada estará disponível para pagamento.