Clareamento dental: cuidados e contraindicações – Muito tem-se procurado sobre o clareamento dentário, já que o mesmo promove um aumento da autoestima muito grande, deixando o sorriso muito mais bonito e os dentes muito mais destacados, porém muitas pessoas não sabem exatamente o que é o clareamento dentário, como ele é feito e se existe algum problema relacionado a ele, e é sobre isso queremos falar hoje.
O que é o clareamento dental?
O clareamento dental é um tratamento Realizado a partir de algumas substâncias químicas que vão modificar a cor dos dentes.
Entre as principais substâncias que são utilizadas no clareamento podemos ressaltar o oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Antes de realizar o tratamento de clareamento dental é fundamental a realização de um criterioso exame clínico e também radiográfico, para verificar as possíveis fatores como carnes e infiltrações, que Caso existam, podem influenciar durante ou após aplicação da técnica clareadora.
Indicação de clareamento dental
Não existe uma indicação completa para o clareamento dental, tudo vai de acordo com a necessidade estética e a vontade do paciente, que ambos de acordo, podem realizar o tratamento após a realização de um exame detalhado.
Contra-indicações do clareamento dental
Existem sim algumas contra-indicações para a realização do clareamento dental, sendo elas:
- Pacientes menores de 15 anos
- Mulheres grávidas
- Pacientes com cáries
- Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva
- Pessoas com expectativas além da realidade
- Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.
Cuidados após a realização do clareamento dental
Algumas restrições e alguns cuidados que devem ser tomados após a realização do clareamento dental, isso vai evitar que eles fiquem manchados ou que já era em alguma sensibilidade muito grande.
É necessário evitar o consumo de alimentos coloridos como:
- Cenoura
- Beterraba
- Café
- Chá
- Vinho tinto
Também é necessário evitar o consumo de sucos ácidos, refrigerantes, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes.
Veja também: Clareamento dental