Cirurgia de miopia: quando ela é indicada e quais os benefícios de fazer? – A miopia é muito comum e é um problema que atinge a muitas pessoas, prejudicando de forma significativa a visão. Não existe um tratamento efetivo para cuidar e tratar da miopia, porém, existe uma cirurgia específica para corrigir o problema, e é exatamente sobre isso que vamos falar, sobre a Cirurgia de miopia: quando ela é indicada e quais os benefícios de fazer?
O que é a cirurgia de miopia?
Conhecida também como Cirurgia Refrativa com Excimer Laser, a cirurgia de miopia é um procedimento realizado para a correção do grau dos olhos, podendo ser feita para corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a maioria das associações entre estes graus.
Quando é indicado realizar a cirurgia para correção da miopia?
Essa cirurgia é indicada para pessoas que utilizam óculos ou lentes de contato e estão disponíveis para o procedimento.
Em sua grande maioria, os médicos indicam que o paciente tenha no mínimo 21 anos, devendo o grau está estável por pelo menos um ano e a faixa ideal para correção com laser seria de -1.00 até -8.00 de miopia.
Quais os pré- requisitos e exames para a cirurgia?
Caso você esteja dentro do grupo indicado para a realização da cirurgia de miopia, o médico irá solicitar a interrupção do uso de lentes de contato, tanto as gelatinosas ou rígidas, variando de 1 semana até seis meses.
Depois disso, o médico irá solicitar alguns exames, como:
- Exame do grau
- Topografia da córnea (avalia a curvatura da córnea)
- Paquimetria (espessura da córnea)
- Mapeamento de retina.
- Riscos e complicações da cirurgia de miopia
- Como toda cirurgia, esta também envolve riscos, entre eles, podemos citar:
- Olho seco transitório cursando com sensação de areia, desconforto e olho vermelho
- Dificuldade de cicatrização da córnea, prolongando o tempo de recuperação da acuidade visual.
Quanto tempo demora a cirurgia?
A cirurgia de miopia pode demorar no máximo 20 minutos, sendo que o paciente é liberado da clínica ou do hospital no mesmo dia.