Causas e tratamentos do terçol – O terçol é uma inflamação bastante comum que ocorre em alguma das glândulas que se encontram na borda das pálpebras que ficam entupidas ou são infectadas por algum tipo de bactéria.
Conhecido por terçol, o hordéolo ocorre com sintomas pouco doloridos e incômodos, porém, quando a inflamação ocorre na glândula mais interna, é conhecido como calázio e somente pode ser retirada com uma pequena cirurgia.
Causas e tratamentos do terçol
O terçol ocorre em sua grande maioria quando as glândulas produtoras da lágrima são obstruídas, o que pode acontecer por alguns motivos, entre eles:
- Infecção bacteriana: quando uma bactéria comum se aloja dentro da glândula
- Mau funcionamento da glândula: qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação
- Blefarite: essa doença causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua recorrência pode favorecer o surgimento do terçol
- Excesso de oleosidade nos olhos: pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem acabar tendo as glândulas sebáceas obstruídas.
Sintomas do terçol
Quando falamos em terçol, a característica mais lembrada sem dúvida nenhuma são os inchaços na pálpebra, que pode ocorrer tanto na parte de cima da pálpebra, como também na parte inferior da mesma.
Mas Em alguns casos, o inchaço pode conter uma ponta amarela, que indica a presença de pus no local.
Outros sintomas bem comuns do terçol são:
- Dor local
- Calor e vermelhidão
- Sensação de corpo estranho
- Visão embaçada
- Lacrimejamento
- Fotofobia.
Tratamento para o terçol
Em sua grande maioria, o terçol é um problema que se resolve sozinho, e raramente é indicado algum tipo de medicação, porém, pode-se realizar alguns tratamentos caseiros para amenizar o inchaço e o incomodo, sendo eles:
- Compressas de água morna;
- Colírios anti-inflamatórios;
- Evite espremer;
- Evite maquiagem;
- Evite usar lente de contato.