Câncer de estômago: Causas, sintomas e tratamentos – O câncer no estômago também é conhecido como câncer gástrico, e atinge cerca de 20 mil pessoas todos os anos, ficando em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto entre as mulheres.
Muitos especialistas têm falado que alimentos conservados em sal e a má conservação de alimentos podem ser causas prováveis do aparecimento do câncer, porém, nada ainda foi confirmado.
Tipos de câncer de estômago
Segundo os médicos, o câncer de estômago pode aparecer em três formas, sendo elas, adenocarcinoma (correspondente a 95% dos casos), linfoma (3% dos casos) e leiomiossarcoma (2%).
Principais causas do câncer de estômago
Ate o momento não existe uma causa específica para o aparecimento do câncer de estômago, porém, existem pesquisas que indica, que existe uma forte relação entre a infecção pelo H. pilory, uma dieta rica em sal, consumo de alimentos defumados e em conserva.
Principais fatores de risco do câncer de estômago
Todo câncer apresenta alguns fatores de risco, que podem fazer com que ele surja com mais facilidade, e quando falamos de câncer no estômago, a lista pode ser bem extensa, sendo alguns dos principais fatores:
- Alimentar-se por uma dieta rica em alimentos salgados, defumados e em conserva
- Ter uma dieta pobre em frutas e legumes
- Comer alimentos contaminados
- Ter histórico familiar de câncer de estômago
- Ter uma infecção por Helicobacter pylori
- Sofrer de uma inflamação do estômago a longo prazo
- Ter anemia perniciosa
- Ser fumante
- Apresentar pólipos do estômago
Principais sintomas do câncer de estômago
O câncer no estômago não apresenta nenhum sintoma específico, ele geralmente apresenta alguns sinais que podem ser facilmente confundidos com outras doenças, como por exemplo:
- Fadiga
- Sensação de inchaço após comer
- Sensação de saciedade após ingerir pequenas quantidades de alimentos
- Azia grave e persistente
- Indigestão grave
- Náuseas persistentes e aparentemente sem explicação
- Dor de estômago
- Vômitos persistentes
- Perda de peso não intencional
Devemos ressaltar que, de 10% a 15% dos casos de câncer no estômago apresentam vômito com sangue, sangue nas fezes, fezes escuras, pastosas e com odor muito forte.
Diagnóstico de câncer de estômago
O diagnóstico de câncer no estômago pode ser feito através de exames específicos como a endoscopia e também, exames de imagem como o raio x e a tomografia. Caso seja necessário, o médico também pode solicitar outros testes e exames para verificar o tamanho do tumor e para confirmar se ele é mesmo cancerígeno.
Tratamento de Câncer de estômago – Câncer de estômago: Causas, sintomas e tratamentos
O tratamento para a doença vai depender muito do estágio que ela se encontra. Na maioria dos casos, a cirurgia
é a melhor opção para os pacientes. Mas, somente o médico poderá indicar o melhor tratamento para cada caso.
Câncer de estômago tem cura?
Como foi dito anteriormente, tudo vai depender do estágio que ele se encontra e de qual o tratamento que o seu médico vai escolher.