Calcanhar de maracujá: O que é e Fotos – Você já ouviu falar no calcanhar de maracujá? Este é um nome popular dado à miíase cavitária.
Esta é uma infecção causada pela larva da mosca varejeira na pele, e costuma aparecer com mais facilidade em países tropicais e subtropicais.
Existem três tipos de miíase, sendo elas:
- Miíase furuncular: similar a uma espinha
- Miíase migratória: similar ao bicho geográfico
- Miíase cavitária: aparece em feridas abertas e câncer de pele
Causas calcanhar de maracujá
Como já dissemos anteriormente, o calcanhar de maracujá é causado pelas larvas das Moscas que em desenvolvimento em festa uma pessoa e podem atingir diversos órgãos, porém a pele é o mais comum.
Sintomas de Calcanhar de maracujá
Para falar dos sintomas do calcanhar de maracujá, devemos falar também que cada miíase tem um sintoma diferenciado.
A minha de furuncular tem como sintoma principal uma espinha ou furúnculo, que conta com uma abertura central, mas que ao invés de sair pus, sai um líquido quando espremido. Quem sofre com a furuncular podem ter leves dores no local como pontadas.
Já a miíase migratória tem como sintoma um aspecto semelhante ao bicho geográfico, com larvas maiores e que se movem mais lentamente. A sensação para quem tem esta miíase migratória é de queimação, coceira e dor.
A miíase cavitária tem como característica a visualização de larvas se movendo no fundo da ferida, Podendo também haver destruição de tecidos, perda de partes da pele, acometimento de tecidos e até mesmo a morte.
De um modo geral podemos dizer que podem ocorrer lesões avermelhadas na pele, o local fica doloroso e podem aparecer furúnculos.
Raramente esta doença pode acometer pulmões, intestino, seios da face, meninges, olhos, nariz e orelhas.
Tratamento de Calcanhar de maracujá
Quando falamos em tratamento para calcanhar de maracujá devemos ressaltar em primeiro momento que é evitar o máximo o contato com o inseto transmissor da doença.
Para curar o calcanhar de maracujá, o tratamento é feito com asfixia das Larvas que é feito pelo dermatologista através de formas corretas.
Em muitos casos o médico realiza a extração manual das larvas.
Além disso é feita a remoção do tecido necrosado nos casos em que existe a infecção maciça em úlceras.
Prevenção do calcanhar de maracujá
A prevenção é feita com cuidado, higiene e alguns outros cuidados como:
- Utilize repelentes
- Utilize mosquiteiros
- Evite ambientes com moscas, pois elas podem depositar ovos e larvas em roupas, areia, terra, úlceras, orifícios corporais e, inclusive, pele sã
- Não colocar as roupas para secar em contato com o solo
- Mantenha os cuidados necessários com as feridas
- Mantenha boa higiene.
Fotos calcanhar de maracujá
Separamos aqui algumas fotos do calcanhar de maracujá para que você entenda exatamente como é essa doença.
Veja também: