Como fazer soro caseiro e para que serve – O soro caseiro é uma solução bastante utilizada para prevenção e tratamento da desidratação nos pacientes principalmente com diarreia ou vômitos. Por ser uma solução bem simples ela é bastante utilizada.
Uma dúvida bastante comum é com relação a como o soro caseiro é uma solução à base de água, sal e açúcar e que tem a grande vantagem de poder ser feita em casa, trazendo mais comodidade e conforto na hora da necessidade.
Quando falamos em caso de desidratação, o soro caseiro é uma ótima solução, já que o seu objetivo é hidratar após uma perda grande do volume de água no corpo.
Porquê usar o soro caseiro
Quando falamos em desidratação muitas pessoas acham que somente a água será suficiente para reidratar, Porém quando ocorre uma perda de água em decorrência de diarreia ou vômitos, além de água também se perde sais minerais como potássio, sódio e também bicarbonato.
Sendo assim somente a água não vai repor tudo isso que foi perdido, então o soro caseiro entra com muita eficácia e trazendo uma hidratação mais rápida.
Como fazer soro caseiro
O soro caseiro é bem simples de ser feito, é necessário uma colher de chá de sal, uma colher de chá de sopa de açúcar dissolvidos em 1 litro de água filtrada ou previamente fervida.
Devemos ficar atentos na hora de realizar a solução, a preparação deve ser com quantidades exatas, evitando assim qualquer tipo de problema.
Depois de feito o soro tem a validade de 24 horas.
Como fazer soro caseiro e para que serve
Outra dúvida bastante recorrente com relação ao soro caseiro é como consumir o mesmo. Então, devemos ressaltar que ele deve ser consumido em pequenas quantidades, porém, com certa frequência, isso vai evitar que ocorra uma rápida distensão do estômago e evitar também que estimule o reflexo do vômito.
Existem também algumas formas de calcular o ritmo de administração do soro caseiro, como por exemplo:
- 150 a 300 mL por hora.
- 1 colher de sobremesa a cada 2 minutos, de forma a consumir um copo por hora.
- 10 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de diarreia.
- 2 mL por quilo de peso cada vez que o paciente tiver um episódio de vômito.
- Nas crianças, o recomendado é 50 mL por quilo de peso a cada 4 horas. Ex: uma criança de 10 quilos deve consumir 500 mL de soro no período de 4 horas.