O que é virose: tratamento para virose e cuidados – A virose é um quadro clínico muito comum, muito recorrente, mas, nem todo mundo sabe exatamente o que é, o tratamento adequado, os cuidados essenciais, por isso mesmo, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a virose, explicando de forma detalhada tudo o que você precisa saber.
O que é virose?
Em sua grande maioria, os médicos utilizam o termo virose para se referir a infecções do trato respiratório ou gastrointestinal que possuam sintomas brandos e que durem um período definido, com uma provável evolução para a cura, sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.
Sintomas comuns das viroses
Como o termo virose é muito abrangente, os sintomas também são, o que ocorre é que, dependendo de cada tipo de virose, o sintoma será um. Entre os principais sintomas, podemos citar:
Vômito
Febre
Dor abdominal
Inchaço dos gânglios.
Congestão nasal
Corrimento nasal claro como água
Garganta irritada e com dor
Espirros
Dores no corpo
Dor de cabeça
Inchaço dos gânglios.
Manchas na pele, caso da dengue e Zika vírus
Dores fortes nas articulações, como na febre chikungunya e febre Mayaro
Calafrios e ligeira rigidez na nuca, comuns na malária
Pele amarelada (icterícia) e hemorragias, característicos da febre amarela.
Quanto tempo duram os sintomas de uma virose?
As viroses costumam ter sintomas que duram pouco tempo e que se curam espontaneamente, geralmente permanecendo no corpo de 5 a 10 dias. Algumas vezes, os sintomas são bem simples e não levam a necessidade de ir ao médico, por isso mesmo, vale a pena ficar atento.
Dá para curar uma virose mais rápido?
Muitas pessoas desejam que a se cure rapidamente, eliminando os principais sintomas, e para isso, é necessário alguns cuidados simples mas que podem auxiliar que os sintomas sejam aliviados mais rapidamente. Sendo eles:
Hidratação constante
Repouso
Alimentação saudável e leve
Uso dos medicamentos indicados pelo médico
Evitar ir a locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, etc.
Evitar compartilhar talheres e copos com pessoas de casa.