Ocorreu uma falha no sistema do site da Enel Distribuição, que causou o vazamento de dados de diversos moradores de Osasco.
O problema no sistema gerou o vazamento de informações como o CPF, RG, data de nascimento, agência e conta bancária, endereço e outras informações de cadastro.
A Enel emitiu uma carta para seus usuários, informando do problema ocorrido e afirmando que os dados chegaram nas mãos de terceiros, mas que ainda é impossível afirmar se esse vazamento pode ocasionar riscos significativos e que já abriu uma investigação interna para verificar o que ocorreu.
Esse erro foi descoberto através de um analista de sistemas, e para evitar maiores problemas, a Enel já desativou o banco de dados.
Veja a nota enviada pela Enel:
A Enel Distribuição São Paulo informa que tomou conhecimento de incidente local envolvendo dados de cerca de 4% da base de clientes da companhia, todos do município de Osasco. A companhia iniciou imediatamente processo de verificação interna e está comunicando o fato às autoridades competentes. Todos os clientes que tenham sido afetados estão sendo notificados direta e individualmente.
A Enel Distribuição São Paulo segue rigorosos padrões globais de segurança da informação, baseados nas melhores práticas de mercado, e tem trabalhado continuamente para garantir a segurança de seus sistemas.