Criada em julho de 2011 para atender ao cidadão, a Central 156 de Osasco atingiu em agosto a marca de 2 milhões de atendimentos. Por meio do 156 ou do 3651-7080, é possível solicitar serviços como poda de árvore, remoção de entulho, limpeza de bueiros e tapa-buraco, realizar agendamentos para atendimento em órgãos da prefeitura, e registrar queixas e sugestões direcionadas à melhoria dos serviços públicos.
O serviço funciona 24 horas, inclusive sábados e domingos, é 100% informatizado e integrado às secretarias municipais. A Central 156 recebe, em média, 6 mil ligações por semana.
O processo é simples: o cidadão entra em contato com a Central 156 e, quando se trata de informação, o atendimento é feito na hora. Se for uma solicitação de serviço, um protocolo de atendimento é registrado e enviado automaticamente para a secretaria ou órgão responsável pela execução do serviço.
Quando a solicitação do cidadão for respondida pelo órgão municipal responsável, a Central 156 entra em contato com o munícipe para informá-lo da resposta.
Há casos em que uma determinada solicitação não diz respeito aos serviços prestados pela prefeitura. Mesmo assim, a Central 156 faz o trabalho de orientação do cidadão, ou seja, informa onde ele deve realizar sua solicitação, que pode ser na Sabesp, AES Eletropaulo, Defensoria Pública, Procon e Poupatempo, entre outros.
As ligações para o 156 podem ser feitas de telefone fixo ou celular. Ao todo, 60 profissionais trabalham no atendimento ao público. O serviço é prestado à Prefeitura pela empresa Instituto Curitiba de Informática.
Principais serviços solicitados no 156
- Manutenção da Iluminação Pública
- Poda de árvore
- Coleta de entulho
- Serviço de tapa-buraco (pavimento asfáltico)
- Desentupimento de bueiros (boca de lobo)
- Manutenção de praças e parques
- Remoção de carros abandonados
- Denúncia de obras irregulares
- Denúncia de despejo irregular de lixo e entulho
Principais informações solicitadas:
- Endereço e telefone de repartições públicas (escolas, postos de saúde, bibliotecas, etc.)
- Informações sobre eventos realizados pela prefeitura
- Informações sobre programas sociais
- Telefones úteis (Guarda Civil Municipal, Bombeiros, SAMU, etc.)
Agendamentos realizados na Central 156
- Agendamento para atualização de informações de Programas Sociais (Bolsa Família etc.)
- Agendamento para entrada no Seguro Desemprego
- Agendamento para tirar Carteira de Trabalho
Serviço
Além do atendimento telefônico (156 ou 3651-7080), o cidadão pode entrar em contato com a Central 156 via chat no site da Prefeitura (www.osasco.sp.gov.br) ou pelo e-mail: [email protected]