Muitas pessoas que estão obesas, extremamente acima do peso acabam optando pela cirurgia bariátrica, que promete ser a solução para o excesso de peso, porém, Nem todas as pessoas sabem exatamente como funciona, como é feito este procedimento e se realmente ele tem o sucesso esperado, por isso mesmo hoje vamos falar um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica e se ela realmente é a solução para a obesidade.
Cirurgia bariátrica, quais os riscos e quem pode fazer
Quem acha que ao fazer a cirurgia bariátrica irá se livrar de todo o excesso de peso, assim como de toda a vontade de comer e está muito enganado.
Para que a cirurgia bariátrica apresenta os melhores resultados é fundamental que o paciente esteja preparado, pois a fase de recuperação após a cirurgia é uma fase muito complicada, que muitos pacientes dizem passar muito mal.
Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica É recomendada apenas para algumas pessoas, é fundamental conversar com o médico e entender as suas necessidades e as suas dificuldades, somente desta forma ele poderá ver se você está dentro do quadro de necessidade de realização da cirurgia bariátrica.
A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas:
- Com massa corpórea acima de 40 de IMC.
- Ter obesidade entre grau 2 e 3 aliada a pressão alta.
- Ser uma pessoa obesa a no mínimo três anos.
- Não pode ser dependente químico.
- Não pode ter retardamento mental.
- Não pode ter psicose orgânica que não seja tratada.
A partir do momento que a pessoa se encaixa dentro dos princípios para fazer a cirurgia bariátrica, é necessário um acompanhamento de psicólogo, pois após a cirurgia. a quantidade de comida ingerida vai diminuir drasticamente, Por isso mesmo é necessário um acompanhamento completo.
Vale lembrar também que, toda cirurgia envolve riscos, sendo assim é necessário saber da sua condição de vida, realizar uma preparação física e também psicológica e se enquadra dentro das necessidades para a realização da cirurgia bariátrica.