Com toda certeza você já ouviu falar da caxumba, mas você sabe quais são os sintomas, os tratamentos e também a causa dessa doença? Hoje vamos falar um pouco mais sobre a caxumba, sobre essa infecção viral que afeta a milhares de brasileiros todos os anos. Acompanhe aqui tudo que precisa saber sobre esta doença.
O que é a caxumba?
A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas, que é um dos três pares de glândulas que produzem a famosa saliva. Situadas entre as orelhas e a frente dela, essas glândulas acabou ficando inchada com a presença da caxumba.
Porém Vale lembrar que, a caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais, que estão todas localizadas próximo ao ouvido.
muito mais comum em crianças, a caxumba também pode atingir os adultos, o importante é sempre descobrir a mesma com muita rapidez, evitando assim maiores complicações da doença.
Sintomas caxumba?
É possível que algumas pessoas tenham a doença e não apresenta nenhum tipo de sintoma, porém eles costumam aparecer após duas ou três semanas do contato da pessoa com o vírus.
O primeiro sintoma que destacamos Sem dúvida nenhuma é um inchaço das glândulas salivares, porém outros sintomas comuns são:
Inchaço e dor nas glândulas salivares (paroditite), podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles
- Febre
- Dor de cabeça
- Fadiga e fraqueza
- Perda de apetite
- Dor ao mastigar e engolir.
Tratamento caxumba?
De um modo geral a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo, sendo assim, não existe um tratamento exclusivo para a doença, o tratamento é baseado somente em uso de analgésicos e anti térmico, que vão melhorar os sintomas da doença.
De qualquer forma é fundamental procurar um médico, realizar os exames específicos para identificação da doença, e é recomendado também o repouso até a melhora dos sintomas, boa higiene bucal e alimentação líquida ou semi sólida, sendo assim mais fácil de engolir e não machucando tanto a garganta.