Você já ouviu falar sobre a herpes genital? essa doença sexualmente transmissível não é tão conhecida, por isso mesmo vamos explicar um pouco mais sobre esta doença seus sintomas, seu tratamento, forma de transmissão e tudo mais o que você precisa saber sobre esta doença que atinge a milhares de brasileiros todos os anos.
O que é herpes genital?
A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível que é causada pelo vírus herpes, que ataca a pele ou até mesmo as membranas mucosas dos genitais.
Este tipo de herpes é transmitido Nos períodos da doença ativa, ou seja quando existem lesões visíveis na região genital. Mas vale lembrar que, mesmo nos períodos de remissão da infecção, quando não existe nenhuma marca visível pode sim haver vírus nas secreções genitais de homens e também das mulheres, favorecendo assim o Contágio.
Sintomas da herpes genital
Os principais sintomas da herpes são bem variáveis, porém listamo as características que podem aparecer após o Contágio.
- É possível o aparecimento de cascas que se formam quando as úlceras cicatrizam.
- Pode haver dores irritações de 2 a 10 dias após o Contágio
- Pode aparecer úlceras nas regiões dos genitais que podem chegar a sangrar e causar dor ao urinar
- Existe a coceira e o desconforto que são comuns Depois de dois dias de ser infectado
- Pode causar ardor a urinar caso as bolhas estejam perto da uretra
- Pode ocorrer ínguas na virilha.
Além disso nos primeiros dias após o contágio a pessoa infectada pode apresentar sintomas parecidos como da gripe, como apetite reduzido, febre, mal estar, assim como dores musculares na parte inferior das costas, nádegas coxas e joelhos.
O que causa a herpes genital?
A herpes genital é transmissível porém Existe uma forma de prevenir. Sem dúvida nenhuma a melhor forma de prevenção e fazendo uso de preservativos durante o ato sexual.
Caso seu parceiro esteja infectado com herpes é melhor evitar qualquer tipo de contato sexual, evitando assim que a doença seja transmitida.
Tratamento para herpes genital
O tratamento para herpes pode ser feito com medicamentos antivirais e também alguns tratamentos caseiros que vão aliviar os sintomas da doença.
- O banho de assento é uma ótima forma de diminuir a dor das feridas.
- Sabão e banho de espuma devem ser ao máximo evitados.
- Deve se manter sempre a área genital limpa e seca.
- Evite ao máximo utilizar roupa interior apertada.
- Evite passar cremes, pomadas e até mesmo desodorante íntimo.
- No caso de dor e incômodo analgésicos e anti-inflamatórios podem sim ser utilizados.