Zika vírus: sintomas e tratamentos da doença – Conhecido por ser transmitido pelo mosquito da aedes aegypti, o Zika vírus é um vírus que teve sua primeira aparição registrada por volta de 1947, porém somente em 1954 foi registrado o primeiro caso em seres humanos.
No Brasil o Primeiro Registro de Zika virus foi registrado no Rio Grande do Norte e também na Bahia no ano de 2015, e hoje já é possível encontrar este vírus em cerca de 70 países.
Causas de transmissão do Zika vírus
A principal forma de contágio do Zika vírus é através da picada de mosquito que, após se alimentar com sangue de alguém contaminado pode transportar os Zika vírus por toda a sua vida, transmitindo a doença para todos que receberem a picada do mosquito e não possuírem o anticorpo da doença.
O ciclo de transmissão acontece a partir do momento em que a fêmea do mosquito deposita seus ovos em um recipiente e ao saírem dos ovos as larvas ficam vivas por uma semana. Depois deste período o mosquito já está pronto para picar as pessoas, Lembrando que, demora no geral de 3 a 12 dias para que o Zika vírus começa a causar os principais sintomas.
Outro ponto importante de ressaltar é que a transmissão raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16 graus, sendo que a temperatura ideal e mais propícia para a transmissão varia entre 30 e 32 graus, por isso mesmo as áreas tropicais e subtropicais são as mais atingidas.
Sintomas do Zika vírus
Os sintomas do Zika vírus são bastante parecidos com os sintomas da dengue, e podem começar a aparecer entre 2 a 12 dias após a picada pelo mosquito infectado.
Cerca de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem nenhum tipo de sintoma, porém Podem sim apresentar os seguintes sintomas:
- febre baixa
- dor nas articulações
- dor muscular
- dor de cabeça
- dor dor atrás
- erupções cutâneas
- conjuntivite
- dor abdominal
- diarreia
- constipação
- fotofobia
- pequenas úlceras na mucosa oral
Todos os sintomas costumam ter uma duração de dois a sete dias em casos mais graves podem persistir por volta de um mês.
Diagnóstico de Zika vírus
O médico irá diagnosticar a presença do Zika vírus apenas através dos sinais e também dos sintomas presentes no paciente, porém existem alguns exames laboratoriais que podem auxiliar na identificação da doença.
São basicamente três sintomas que estão disponíveis sendo eles O isolamento viral, rt-pcr e também a sorologia.
Tratamento de Zika vírus
Quando falamos em tratamento para o Zika vírus devemos dizer que esta é uma doença sintomática, ou seja, os médicos irão tratar somente os sintomas já que não existe um tratamento específico para a doença.
O ideal para evitar o contágio pelo Zika vírus se manter afastado de picadas de mosquitos transmissores, para aquelas pessoas que já foram contaminadas elas devem ser contratadas, para que não ocorra picada novamente e o mesmo seja transmitido para outras pessoas do mesmo convívio.
Para evitar a transmissão É recomendada a utilização de Mosqueteiros, repelentes e também medicamentos para evitar a presença dos mosquitos na residência.
O médico irá recomendar que o paciente consuma medicamentos e analgésicos para evitar e diminuir também as dores no corpo, náuseas, febre e diversos outros sintomas.