Febre amarela: sintomas e transmissão – Considerada uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por um mosquito, a febre amarela é uma doença considerada aguda e também hemorrágica, e recebe este nome devido a amarelidão causada em todo o corpo.
Desde o ano de 2017 os casos de febre amarela vem aumentando muito em todo o país, somente em Minas Gerais foram confirmados 415 casos, e 130 evoluíram para óbito os estados de São Paulo Rio de Janeiro e também o Distrito Federal apresentaram diversos casos .
Causas da febre amarela
A febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos, em sua grande maioria através do aedes aegypti.
Este mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou até mesmo um animal com a doença e automaticamente passa a transmitir lá para quem ele picar.
Podemos dizer que existem dois ciclos da febre amarela, sendo elas:
- febre amarela Silvestre, em que os mosquitos destas regiões infectam picando primatas com a doença e podem transmitir ao humano.
- existe também a febre amarela Urbana, que é aquela em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela Silvestre e a transmite para mosquitos urbanos.
- Em ambos os casos Vale ressaltar que a doença é a mesma, apenas o que altera é o ciclo de transmissão.
Sintomas da febre amarela – Febre amarela: sintomas e transmissão
Muitas pessoas que apresentam a febre amarela não apresentam nenhum tipo de sintoma, porém existem sim alguns que são mais comuns, sendo eles:
- febre
- dores musculares
- dor de cabeça
- náuseas e vômitos
- olhos, rosto e língua avermelhados
- fotofobia
- fadiga e fraqueza
Esses sintomas costumam durar entre 3 e 4 dias e passam sozinho, porém em alguns casos pessoas podem desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples.
Esta é a fase chamada de fase tóxica, onde o vírus podem atingir diversos órgãos e Sistemas.
Nesta fase os principais sintomas são:
- retorno da febre alta
- hequiterícia
- urina escura
- dores abdominais
- sangramentos na boca, nariz, olhos e estômago
Nos casos mais graves da doença é possível que o paciente apresente delírios, conjunções podendo até mesmo entrar em coma.
Diagnóstico da febre amarela
O diagnóstico da doença é feito através dos sintomas, histórico médico e também sobre histórico de exposição a mosquitos Possivelmente infectados.
Nos casos em que o médico suspeitar da presença da febre amarela ele pode solicitar um exame de sangue para poder detectar a presença dos vírus ou de anticorpos que vão indicar que já ocorreu uma infecção anterior.
Tratamento de febre amarela
Até o momento não existe nenhum tratamento específico para febre amarela, O que ocorre é o tratamento dos sintomas, e aliviando os incômodos .
Em casos mais graves pode ser solicitado um atendimento diretamente na unidade de terapia intensiva, onde será realizado reposição do sangue perdido nas hemorragias, diálise para os rins afetados e também controle Geral das complicações.
Febre amarela tem cura?
Como já dissemos anteriormente maior parte das pessoas que contraíram a febre amarela será totalmente assintomática ou terão a versão mais leve da doença, conseguindo a recuperação em poucos dias .
Apenas 20 a 50% dos casos terá uma versão mais agravada da doença.
E vale ressaltar que quem teve febre amarela uma vez está totalmente imunizado com relação a doença .